Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do Ifal - Campus Maceió farão intercâmbio em Bragança, Portugal

Alunos do Ifal - Campus Maceió farão intercâmbio em Bragança, Portugal

publicado: 31/08/2018 17h04, última modificação: 11/09/2018 12h21
Gerônimo Vicente Lucas Neves e Maria Jisele  estudarão por seis meses em Portugal

Lucas Neves e Maria Jisele estudarão por seis meses em Portugal

O dia 12 de setembro deste ano será uma data pra lá de especial para Lucas Neves Santos, 28 anos e Maria Jisele dos Passos Santos, 22. Pela primeira vez,  ambos viajarão de avião, farão a primeira viagem internacional, e o melhor, estudarão por seis meses no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal, uma das principais referências europeias na educação profissional.

Os estudantes foram escolhidos em um processo seletivo do programa de intercâmbio entre o Ifal e instituições internacionais de ensino superior. Lucas Neves é aluno do quarto período do curso tecnológico de Hotelaria do Campus Maceió e  Maria Jisele, estudante do sétimo período de licenciatura de Química. Desde que ingressaram na instituição federal de ensino perseguem o sonho de estudarem no exterior.

“Tinha essa vontade desde quando estudei Economia na Ufal. Ao ingressar no Ifal procurei obter conhecimento sobre  convênios de intercâmbio, acessei o site e participei, primeiramente, do programa Santander, porém ainda estava no primeiro período, item descartado pelo edital. Outro do Ministério do Turismo exigia uma certificação  de inglês internacional, embora tivesse sido selecionado. Somente em maio deste ano, quando foi lançado o edital, obtive  o coeficiente (média de todas as  disciplinas) para  ser convocado”, explicou Lucas.

Jisele disse que começou a persistência para participar de um intercâmbio internacional desde 2015, ocasião em que começou a estudar no Ifal. No programa Santander chegou  a ser classificada, contudo não obteve o coeficiente. Desta vez, a aluna ressalta que teve o apoio dos professores para se inscrever e ser selecionada.

Experiência

A oportunidade de estar em uma das melhores escolas politécnicas da Europa não sai do pensamento de Lucas Neves e de Maria Jisele, desde que souberam que haviam sido selecionados.

“Vou estudar Turismo em Bragança, pois hotelaria é  um curso integrado. É um instituto de crédito internacional e para mim será uma grande experiência na futura vida profissional. Espero poder voltar e consegui um bom estágio”, acrescentou Lucas.

Jisele declarou que  tem se envolvido em pesquisas no Ifal e esperava que em Bragança possa aprimorar  essa atividade durante os seis meses de estudos. “Como vai ser uma troca, essa troca começa agora com a vontade de contribuir com a instituição  com a experiência adquirida no exterior”, explicou.

Na cidade portuguesa, os estudantes terão moradia, alimentação e uma ajuda de custo do Ifal previsto no programa de intercâmbio internacional. Para eles, as informações repassadas por outros colegas do ifal que já passaram pela mesma experiência foram fundamentais para  encorajá-los a participar da seleção.

Lucas Neves e Maria Jisele fizeram agradecimento aos professores do Ifal pelo incentivo e à equipe da Coordenação de Relações Internacionais. “Tive o incentivo de todos  os docentes e especialmente do coordenador do meu curso, professor José Almeida", finalizou.

registrado em: ,