Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do Campus Santana repetem feito e se destacam na OBMEP
conteúdo

Notícias

Alunos do Campus Santana repetem feito e se destacam na OBMEP

Três discentes recebem menções honrosas pela participação na Olimpíada Brasileira de Matemática

publicado: 30/11/2017 11h28, última modificação: 30/11/2017 11h31
Exibir carrossel de imagens Alunos repetem feito de 2016 e conquistam nova menção honrosa na OBMEP 2017

Alunos repetem feito de 2016 e conquistam nova menção honrosa na OBMEP 2017

Eles não se destacaram numa prova de atletismo, não levaram medalhas no futebol, nem brilharam no vôlei, mas o feito de três alunos do Campus Santana foi destaque numa olimpíada: a OBMEP, Olimpíada Brasileira de Matemática, realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, o IMPA. O resultado coroa uma política de fortalecimento da participação dos nossos alunos em olimpíadas e eventos em diversas áreas do conhecimento, que vem trazendo bons frutos para o sertão.  Em setembro, dois feitos: pela primeira vez em nossa história uma equipe de alunos do Campus chegou à fase final da Olimpíada Brasileira de Agropecuária, conquistando o título de melhor vídeo de turismo rural no Brasil; some-se a isso a conquista de duas alunas, que nos levou à fase final da Olimpíada Brasileira de Física. No maior evento da Matemática em Alagoas, o MatFest, mais menções honrosas e destaque para nossos alunos.Ranielson e Thatiane participaram da Mostratec

Na edição deste ano da OBMEP mais um destaque: 31 alunos do Campus Santana disputaram a fase final da competição e três deles receberam menções honrosas pelo desempenho: Cléber Vieira Vasconcelos, José Ranielson Vieira e Thatiane Maria de Moraes. Os estudantes repetiram o feito que já haviam conseguido na edição da olimpíada em 2016. O resultado evidencia outra característica da instituição: relacionar ensino, pesquisa e extensão. Ranielson e Thatiane  participaram da 13ª FENECIT em 2017 e receberam menção honrosa pelo projeto de extensão "Consciência Ambiental e Sustentabilidade no Médio Sertão"que os credenciou a participar da maior feira de ciência e tecnologia da América Latina, a Mostratec, que ocorreu em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

Em junho, a Direção do Campus preparou um homenagem para os discentes que já haviam recebido menções honrosas na OBMEP 2016. A ação faz parte de uma política de dinamizar o ensino da Matemática e de criar um sistema participativo nas atividades da ciência. "Receber menções honrosas na OBMEP é muito importante, porque reflete a dedicação dos profissionais que nos incentivaram. Em 2018, espero que consigamos uma premiação ainda mais elevada", ressaltou Thatiane Moraes. Um dos responsáveis pela implantação dessa política de ensino na área das Ciências Exatas, o Professor André Carlos, falou sobre a importância da participação nas olimpíadas: “Muitas pessoas vêm se destacando na área das Ciências Exatas com a realização da OBMEP, desde o primeiro ano do evento em 2005. É importante usar isso como incentivo para a participação de mais alunos na olimpíada”, destacou o docente, hoje no Campus Viçosa. 

registrado em: ,