Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do Campus Murici difundem ideias de economia de água na região

Alunos do Campus Murici difundem ideias de economia de água na região

publicado: 19/12/2016 15h11, última modificação: 05/01/2017 10h06
Exibir carrossel de imagens Alunos do Campus Murici participaram voluntariamente da ação #StartDoing, idealizada pelo professor Gentil II

Nesta segunda-feira, 19, alunos do Campus Murici, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), percorreram centenas de casas do conjunto Pedro Tenório, no município de Murici, para promover uma ação de economia de água nas residências.

Eles foram estimulados pelo professor de Física do Instituto, Gentil II, a levar garrafas PET para serem instaladas nas caixas dos vasos sanitários dos moradores e assim reduzir em pelo menos dois litros, o consumo da água, a cada descarga dada.

Desde julho passado a ideia está sendo compartilhada nas redes sociais, por meio do #StartDoing. Em uma página do Facebook, por exemplo, Gentil explica como fazer economia de água é fácil e barato.

Naquele mês, ele fez uma gincana no Campus, com a intenção de gerar uma economia de 500 mil litros. Agora, os alunos foram chamados novamente a colher garrafas PET, para serem instaladas nas casas da comunidade vizinha ao prédio do Ifal.

Desta vez, 25 alunos levaram mais de 300 garrafas, que foram colocadas nas caixas de quase todas as casas do bairro. "Instalamos mais de 200. Se cada casa utilizar o banheiro pelo menos duas vezes ao dia, gera um total de 12 mil litros. Como tem casas com até cinco, ou sete pessoas, estou estimando uma economia de 15 mil litros" contabiliza Gentil.

Para ele, o momento de difundir a ideia é ideal para a região, já que Zona da Mata alagoana sofre com a escassez da água há alguns meses, devido ao período de seca.

Acesse o vídeo e veja como participar da campanha #StartDoing.

registrado em: , ,