Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos da UAB levam resultados de suas pesquisas para evento científico no Acre

Alunos da UAB levam resultados de suas pesquisas para evento científico no Acre

publicado: 03/12/2015 00h38, última modificação: 03/12/2015 00h41

Três alunos de cursos superiores, modalidade a distância, do Instituto Federal de Alagoas - Ifal mostraram os resultados de suas pesquisas acadêmicas nos dias 2 e 3 de dezembro, em Rio Branco/AC. O grupo representou a Universidade Aberta do Brasil (UAB) da instituição federal de ensino durante o 10º Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação.

Alexandre Ricard dos Santos, graduando do curso de Letras no polo UAB - Santana do Ipanema, abordou a literatura de cordel no sertão alagoano. A pesquisa realizada por ele resultou na catalogação e divulgação dos cordelistas da referida região. "Nosso desejo é contribuir para o resgate dessa cultura tão rica e a valorização da tradição", mencionou o estudante.

Sobre a participação no Connepi 2015, Alexandre conta que compareceu ao evento com a expectativa de conhecer novas percepções em projetos similares ao dele e diz que não se decepcionou. "A gente aprende muita coisa observando o que os outros estão desenvolvendo”.

Pela primeira vez participando de um evento fora do estado, a universitária Taíse Maria Clemente, do polo UAB Maceió, levou ao Connepi 2015 um relato da importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no processo de formação docente dos alunos de Ciências Biológicas da UAB-Ifal. “Além de ofertar novas propostas de aprendizagem ao aluno, essa experiência enriquece o professor do ponto de vista da didática”, expôs.

De acordo com Taíse, um dos benefícios do projeto é o fato de trazer o estudante de licenciatura para os processos que integram o cotidiano escolar. "Os resultados evidenciam como a iniciação à docência influencia de forma positiva o desenvolvimento da prática pedagógica dos futuros profissionais", encerrou a discente.

Com um estudo sobre estratégias pedagógicas para o processo de letramento de jovens e adultos, Tony da Silva Pessoa, aluno do curso de Letras no polo UAB-Palmeira dos Índios, destacou a troca de experiências como ponto forte do congresso e revelou a satisfação em participar de um evento científico do porte do Connepi.

"Foi a primeira vez que andei de avião. Na verdade, foi a primeira vez que vi um avião de perto. Esse momento pra mim é histórico. Sei que muitos queriam ter essa oportunidade de divulgar sua produção fora do estado e não têm", comentou o acadêmico, em tom emocionado.

Todos os trabalhos apresentados pelos graduandos da UAB no evento foram orientados pelo professor do Ifal, Herbert Nunes.

registrado em: