Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aluno do Ifal Palmeira dos Índios participa de programa de intercâmbio nos EUA

Aluno do Ifal Palmeira dos Índios participa de programa de intercâmbio nos EUA

Instituição é a única da Região Nordeste a ter um aluno selecionado

publicado: 12/12/2022 15h58, última modificação: 14/12/2022 19h20

Por Mírian Félix, estagiária de Jornalismo*

O aluno do bacharelado em Engenharia Civil, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal , Campus Palmeira dos Índios, Ives Quandt Luz, foi um dos cinco estudantes de todo país selecionados para fazer parte do programa Study of the U.S. Institutes (SUSIs) for Student Leaders. Eles irão participar de um curso intensivo de intercâmbio, entre 14 de janeiro e 18 de fevereiro de 2023, na cidade de Amherst, localizado no estado de Massachusetts, Estados Unidos.

Ao longo de quatro semanas, os estudantes passarão por várias atividades que de estímulo ao Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico no Institute for Training and Development (ITD), entre elas estão discussões em seminários, leituras, apresentações em grupo, palestras, viagens educacionais, visitas guiadas, atividades de liderança e oportunidades de trabalho voluntário com a comunidade local.

Todas as despesas referentes a voo doméstico e transporte terrestre, material didático, custos com atividades culturais, moradia, subsistência e os custos para a retirada do visto e da viagem internacional, além das despesas médicas, serão pagas pelo Education and Cultural Affairs Bureau (ECA) do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América.

Após passar por cinco etapas de seleção, dentre elas uma entrevista virtual em inglês com o representante do consulado norte-americano, Ives agora terá que fazer o visto norte-americano, país que ele disse já cultivar curiosidade há algum tempo. “Eu aprecio bastante a cultura americana, era uma chance muito boa para eu me desenvolver, então achei que era uma excelente oportunidade participar”, explicou.

Para ser selecionado, Ives teve que atender a uma série requisitos, como ser fluente em inglês, ter entre 18 e 25 anos, e pelo menos semestre para cursar em 2023. Outro critério que atendeu é e não ter viajado aos EUA anteriormente, apesar disso, ele garante que não está preocupado com o uso de um terceiro idioma.

Eu fiz as entrevistas todas em inglês com a embaixada. Eu tenho uma certa facilidade de me comunicar e acredito que não será um grande problema. Talvez eu me pegue com o sotaque deles, ou alguma coisa desse tipo, mas, em geral, vai ser tranquilo. Eu também estou bem ansioso para experimentar novas culturas, novos ambientes acadêmicos e que servirá para melhorar minha habilidade acadêmica e como pessoa”, declarou Ives.

Natural de Belo Horizonte, Ives veio à Alagoas para fazer a graduação e disse sempre buscar as oportunidades que o Ifal proporciona. “Eu encontrei no Ifal um curso muito bom, um curso excelente com um nível de exigência muito alto, o que me motiva bastante. Foi um lugar que me deu chance de me desenvolver pessoalmente, academicamente, intelectualmente… O Ifal é uma instituição excelente! Eu sempre gosto de elogiar o Ifal para todo mundo que conversa comigo”, falou.

Study of the U.S. Institutes (SUSIs) for Student Leaders

Responsável por prospectar a bolsa junto o Consulado Geral dos EUA no Recife, a coordenadora de Relações Internacionais do Ifal, Carolina Duarte comenta que a aproximação com embaixadas e consulados vem abrindo portas para o processo de internacionalização da instituição, a exemplo da vaga ofertada para o programa Study of the U.S. Institutes (SUSIs) for Student Leaders (SUSIs). “A oportunidade surgiu da articulação da Coordenação de Relações Internacionais com o Consulado Geral dos EUA no Recife, que ofertou ao Ifal uma vaga para indicação de estudante para o processo seletivo nacional”, informou.

O programa de intercâmbio acadêmico e profissional, SUSIs é ofertado para estudantes de todo mundo com o objetivo de fornecer a grupos de líderes estudantis de graduação uma compreensão mais profunda dos Estados Unidos e, ao mesmo tempo, aprimorar suas habilidades de liderança. Projetado para estudantes de estrangeiros de 18 a 25 anos, nele os participantes têm a chance de passar entre 4 a seis semanas com todas as despesas da viagem pagas.

As partes de estudos das Instituições incluem uma residência acadêmica de quatro semanas que consiste em atividades interativas em sala de aula, discussões, palestras, leituras, visitas a locais e workshops; uma viagem de estudo educacional de uma semana para uma região diferente dos Estados Unidos; atividades de construção de habilidades de liderança; serviço comunitário; e oportunidades de interagir com seus colegas americanos em um campus universitário. Cada Instituição inclui aproximadamente 20 participantes de países selecionados.

*Sob a supervisão de Jhonathan Pino, jornalista