Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aluno do Campus Arapiraca é novamente finalista da Copa Rio Info de Algoritmos

Aluno do Campus Arapiraca é novamente finalista da Copa Rio Info de Algoritmos

publicado: 15/09/2017 10h39, última modificação: 25/09/2017 14h06

Eduardo Lúcio Correia é o nome a ser batido na Copa Rio Info de Algoritmos. O aluno do Campus Arapiraca, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), novamente está entre os três finalistas do evento. A competição nacional, que tem o objetivo de estimular os alunos de Ensino Médio/técnico, na área de informática, e em especial, programação, terá sua etapa final de 2017 realizada no próximo dia 27 de setembro.

Em sua quinta edição, a Copa contou com a participação de estudantes de ao menos 11 estados, no entanto, para Eduardo, isso só o estimula. Em 2016, ele competiu com outros 452 estudantes de todo o país e foi a vitória no ano passado que o deixou ainda mais disposto a reforçar os treinos para a competição.

“Eu me preparei, a maior parte do tempo, fazendo exercícios. A organização da competição disponibilizou, um pouco antes da competição, algumas questões para nós treinarmos um pouco antes. E há alguns outros sites também com esse tipo de exercício que serve para preparação”, relatou Eduardo.

A competição tem duas fases, a primeira é realizada nas escolas, onde os alunos passam por uma prova, com três horas de duração.  Os três competidores de melhor pontuação no Brasil são classificados para a segunda fase, que acontece no Rio de Janeiro, dentro do evento Rio Info. Ambas as etapas são compostas de questões que devem ser resolvidas e enviadas online, na plataforma deles.

Em seu quarto ano do curso técnico de Informática, Eduardo lembra que só conheceu a Copa porque a professora Cledja Rolim o inscreveu no ano anterior, mas o seu interesse pela Copa se deu apenas pela vontade de competir, mas nas consequências que ela tem para em seu futuro profissional. “Como a área de informática é centrada na programação, esse tipo de treinamento ajuda bastante, já que reforça a habilidade de resolução de problemas através dos algoritmos, o que é requisitado continuamente de um desenvolvedor”, pontuou.

A Copa é uma iniciativa do Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio de Janeiro (TI Rio) e da Federação Nacional das Empresas de Informática (Fenainfo), com o apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e Riosoft.

registrado em: