Geral
Aluno com necessidades específicas terá assistência do Napne nos 15 câmpus
Cotas em exame de seleção também é uma ação inclusiva em discussão na instituição
Reunião entre coordenadores do Napne e profissionais da área de assistência estudantil
A demanda ainda é pequena, mas um melhor atendimento para o futuro já está sendo preparado para os alunos com necessidades específicas que fazem parte do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Atualmente todos os 15 câmpus já dispõem de integrantes do Napnes (Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas). São eles os responsáveis por apoiar as ações do Departamento de Ensino no que se refere às atividades específicas nessa área.
Os problemas ainda são muitos e entre eles, estão, a dificuldade dos professores em acompanhar um aluno nessa condição, a falta de estrutura adequada, acessibilidade na arquitetura dos câmpus e a dificuldade de adaptação dos estudantes ao projeto didático-pedagógico.Todos esses pontos foram discutidos em uma reunião, ocorrida na quarta-feira (27-05) com profissionais que atuam na assistência estudantil e coordenadores dos Napnes de todos os câmpus e que teve como pauta, planejar as ações para este ano, instituir a comissão para implantação das cotas de pessoas com necessidades específicas nos exames de seleção até 2018, identificar a demanda dos câmpus, definir a composição do Napne e discutir a elaboração de um termo de referência de tecnologia assistiva, ou seja, equipamentos que vão auxiliar os alunos no seu cotidiano escolar.
Segundo a coordenadora de Ações Inclusivas, Renata Pires, o próximo passo, depois de consolidado a coordenação do núcleo nos câmpus, será a aquisição de uma sala própria em cada câmpus para o exercício da atividade do coordenador. A capacitação dos professores também é uma outra importante ação a ser desenvolvida, bem como o acompanhamento da família do aluno. "É necessário, primeiro, conhecer as dificuldades desses alunos para que possamos definir quais são as adaptações que vamos adotar dos câmpus”, explicou.
A estrutura dos novos câmpus do Ifal também tem sido acompanhada pelos integrantes do Napne e todas as obras em execução já dispõem nos projetos arquitetônicos de equipamentos básicos de acessibilidade. As unidades tradicionais (Maceió, Satuba, Palmeira dos Índios e Marechal Deodoro) precisam ser readaptadas para atender aos alunos e público externo, fato esse que se constitui em mais uma intenção do Napne..
Outra preocupação, enfocada durante a reunião, é a ausência de profissional específico no quadro de servidores uma reivindicação dos profissionais da área estudantil. A coordenadora de Ações Inclusivas ressaltou que, já há entendimento da Procuradoria do Ifal sobre a necessidade de contratação de intérprete de Libras , de forma temporária por meio de um processo seletivo.
A parceria com instituições que atuam com pessoas com deficiência, também é uma mais uma ação previstas pelo Napne.
-Não só o aluno com deficiência mas aqueles com superdotação devem ser atendidos pelo Napne, já que ambos têm necessidades específicas no processo de aprendizagem, ressaltou a coordenadora.
A pretensão dos integrantes que compõem o Napnes é que o núcleo possa atender os alunos durante todo horário escolar. Para a concretização desse processo, haverá capacitação de professores, técnicos-administrativos e servidores terceirizados buscando uma melhor assistência ao corpo discente nesse aspecto.
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