Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunas do Mulheres Mil lançam livros que resgatam tradições seculares

Alunas do Mulheres Mil lançam livros que resgatam tradições seculares

publicado: 16/12/2015 13h25, última modificação: 19/12/2015 15h57

Alunas do programa de qualificação profissional Mulheres Mil, executado pelo Instituto Federal de Alagoas - Ifal, apresentaram ao público presente no Maceió Shopping, na última quinta-feira (17), duas obras literárias de autorias próprias. O livro de receitas "Doçuras de Santa Efigênia" e o cordel "Mulheres Mil Mulheres" chegaram às mãos de seus primeiros leitores em um evento marcado por discursos emocionados, apresentação musical e degustação de doces caseiros.

Para a gestora institucional do programa, Luiza Jaborandy, o lançamento das publicações coroou o esforço das mulheres atendidas no curso de preparadora de doces e conservas no Povoado Santa Efigênia, em Capela - autoras do livro de 52 receitas de doces caseiros; bem como a dedicação das alunas da unidade Rosalvo Lobo, em Maceió, autoras dos 21 cordéis reunidos em um único exemplar. "Essa ação de resgate de tradições a partir do protagonismo feminino demonstra também a importância de nunca deixarmos de sonhar", completou.

Segundo Vicentina Santos, criadora de um dos cordéis publicados, a iniciativa do Mulheres Mil de estimular a leitura e a escrita representa uma grande oportunidade de descoberta e revelação de talentos. Os versos recitados por ela, durante o evento, contagiaram a plateia pelo tom de esperança: "Vou ganhar certificado, meus currículos espalhar. Agora tenho certeza, minha vida vai mudar!".

O reitor do Ifal, Sérgio Teixeira Costa, também aplaudido na ocasião, discursou sobre a necessidade da qualificação profissional aliada à uma formação que contemple elementos do universo cultural e social. "É essa a missão do instituto", lembrou o gestor. Já o prefeito de Capela, Eustáquio Moreira, anunciou em seu pronunciamento a intenção de aproveitar a vocação gastronômica das doceiras de Santa Efigênia como atrativo turístico capaz de gerar renda na região.

Quem prestigiou o momento, que ocorreu na loja Feira do Livro, além de receber gratuitamente exemplares das duas obras lançadas, pôde ainda experimentar a diversidade de doces produzidos pelas alunas de Santa Efigênia e ouvir, no segundo piso do shopping, o repertório de canções natalinas e de música popular brasileira entoado pelo Coral Mulheres Mil - Cantoras de Paripueira.