Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunas do Ifal Piranhas recebem menção honrosa na Olimpíada de Matemática

Alunas do Ifal Piranhas recebem menção honrosa na Olimpíada de Matemática

publicado: 27/11/2017 11h59, última modificação: 27/11/2017 14h09

O resultado da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foi divulgado na última quarta-feira (22) e estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) receberam medalhas de ouro, prata e bronze e dezenas de menções honrosas. Entre os estudantes que receberam menção honrosa estão duas alunas do Ifal Piranhas, Ana Sofia Damasceno, do 1° ano de agroindústria, e Maria Michelle Ferreira, do 3° ano de agroecologia.

As alunas estão felizes com o resultado, mas querem mais e esperam se preparar melhor para serem medalhistas na próxima competição. Para Maria Michelle, a matemática é um prazer. “É muito bom conseguir resolver um problema que, no início, parecia tão difícil”, conta. Maria Michele é monitora da disciplina de Matemática e explica que muitos alunos criam um bloqueio com o cálculo e não se permitem sentir esse prazer. Ana Sofia relata que nem sempre foi fã de matemática e que, ironicamente, começou a gostar da matéria no 7º ano, com as equações e planos cartesianos, quando muita gente começa a odiar matemática.

Para melhorar o desempenho dos alunos na próxima OBMEP e dar a eles uma atenção especializada, o professor Aédson Nascimento Góis criou o projeto de ensino Resolução de Problemas, que realiza oficinas semanais para resolução de exercícios com estudantes que se interessam por matemática, sob a orientação de monitores bolsistas. No projeto, os alunos que vão para a segunda fase da Olimpíada recebem um treinamento direcionado para a competição.

O professor de Matemática e coordenador de formação geral, Aédson Góis, ressalta que a participação em olimpíadas é muito estimulante para os alunos, já que, além de toda a projeção que os medalhistas ganham na mídia, eles ainda são convidados a participar de programas de incentivo à carreira científica, como Programa de Iniciação Científica Júnior), ou podem ser contemplados com a bolsa Instituto TIM – OBMEP), ao ingressarem nas Universidades Públicas. “O objetivo da OBMEP é revelar talentos em matemática e aperfeiçoá-los para que eles ajudem no desenvolvimento da ciência no país”, afirma o professor Aédson Góis.
registrado em: ,