Geral
Alunas do Ifal-Murici criam sorvete de goiaba com baixo teor de lactose e inovam na área de laticínios
Mestres e doutores estiverem presentes à apresentação oral das estudantes do curso técnico de Agropecuária
Alunas do Câmpus Murici apresentam experiência no Caiite 2015
Um público formado, em sua maioria, por professores mestres e doutores assistiu, na manhã desta sexta-feira (19), à apresentação, no Caiite (Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia), do trabalho oral intitulado ‘Elaboração e Avaliação Sensorial do Sorvete de Goiaba com Baixo Teor de Lactose’ de autoria das alunas do Câmpus Murici Maria Rafaela, Elaine Santos,Sara Silva e Quitéria Oliveira, sob a orientação da professora Karla Gollner Reis.A experiência faz parte de uma questao aplicada em sala de aula da disciplina Tecnologia do Leite e Derivados, na qual as estudantes teriam que desenvolver um novo produto derivado do leite.
As alunas apresentaram trabalhos oral em público pela primeira vez e se surpreenderam com a receptividade dos participantes. Segundo Rafaela Araújo, “um professor da Universidade Federal de Alagoas mostrou interesse pela pesquisa e outros pediram mais informações depois da apresentação”, ressaltou.
A experiência teve início no Câmpus Murici junto aos servidores e o grau de aceitabilidade dos consumidores foi de 85,14%. Para elas, é necessário investimentos em tecnologia para melhor fabricação do sorvete, cujo preparo requer técnica especial de congelamento.
Depois do Caiite, é pretensão da equipe expor a iniciativa no Fórum Nacional de Agroindústria que ocorrerá, em dezembro deste ano na cidade de Bananeiras, na Paraíba.Até lá, as alunas pretendem desenvolver experiências com outras frutas para aperfeiçoar a pesquisa.