Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunas do Ifal-Murici criam sorvete de goiaba com baixo teor de lactose e inovam na área de laticínios

Geral

Mestres e doutores estiverem presentes à apresentação oral das estudantes do curso técnico de Agropecuária

por Gerônimo Vicente publicado: 19/06/2015 13h49, última modificação: 26/06/2015 14h53
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Alunas do Câmpus Murici apresentam experiência no Caiite 2015

Alunas do Câmpus Murici apresentam experiência no Caiite 2015

Um público formado, em sua maioria, por professores mestres e doutores assistiu, na manhã desta sexta-feira (19), à apresentação, no Caiite (Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia), do trabalho oral intitulado ‘Elaboração e Avaliação Sensorial do Sorvete de Goiaba com Baixo Teor de Lactose’ de autoria das alunas do Câmpus Murici Maria Rafaela, Elaine Santos,Sara Silva e Quitéria Oliveira, sob a orientação da professora Karla Gollner Reis.A experiência  faz parte de uma questao aplicada em sala de aula da disciplina Tecnologia do Leite e Derivados, na qual as estudantes teriam que desenvolver um novo produto derivado do leite.

As alunas apresentaram trabalhos oral em público pela primeira vez e se surpreenderam com a receptividade dos participantes. Segundo Rafaela Araújo, “um professor da Universidade Federal de Alagoas mostrou interesse pela pesquisa e outros pediram mais informações depois da apresentação”, ressaltou.

A experiência teve início no Câmpus Murici junto aos servidores e o  grau de aceitabilidade dos consumidores foi de 85,14%. Para elas, é necessário investimentos em tecnologia para melhor fabricação do sorvete,  cujo preparo requer  técnica especial de congelamento.

Depois do Caiite, é pretensão da equipe expor a iniciativa no Fórum Nacional de Agroindústria que ocorrerá, em dezembro deste ano na cidade de Bananeiras, na Paraíba.Até lá, as alunas pretendem desenvolver experiências com outras frutas para aperfeiçoar a pesquisa.

registrado em: ,