Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunas de Igreja Nova concluem curso de beneficiamento de pescado e planejam criar associação

por Roberta Rocha publicado: 05/04/2016 12h35, última modificação: 05/04/2016 15h15
Exibir carrossel de imagens Turma de pescadoras comemora com o diploma em mãos

Turma de pescadoras comemora com o diploma em mãos

Dezesseis mulheres ligadas à Colônia de Pescadores Z-32, em Igreja Nova, receberam, na última quinta-feira (31), os certificados de conclusão do curso de beneficiamento de pescado oferecido pelo programa Mulheres Mil do Instituto Federal de Alagoas - Ifal. Na solenidade de entrega dos diplomas, ocorrida na escola Frei Arnaldo Motta e Sá, no município do Agreste alagoano, as formandas manifestaram o desejo de montar um grupo formal para gerar renda a partir dos aprendizados adquiridos ao longo da capacitação.

A possibilidade de criar a associação foi tema do discurso da oradora da turma, Luciara Aparecida Santos. "Antes não tínhamos nenhuma perspectiva de trabalho, agora temos sede de mudança, de não ficar só dependendo de marido. Iremos sim montar nosso próprio negócio", afirmou. A promessa de apoio da Prefeitura da cidade veio nas palavras do assessor especial José Borges que, em seu pronunciamento, afirmou o interesse do Executivo municipal na consolidação da iniciativa. "Quando as mulheres crescem, a região cresce junto", defendeu.

Composta em sua maioria por pescadoras, a turma de concluintes do curso de beneficiamento do pescado foi a primeira do Mulheres Mil - Ifal a ter o Ministério da Pesca e Aquicultura como demandante. Outro diferencial do grupo, comemorado pela gestora institucional do programa, Luiza Jaborandy, refere-se à inexistência de evasão. "Foram 20 vagas e, embora algumas não puderam vir à formatura, todas as inscritas finalizaram o curso com sucesso. É o grande desafio do Ifal: fazer com que as mulheres renasçam, que despertem para seu potencial e estejam prontas para recomeçar", explicou a coordenadora.

Para o supervisor local da unidade, Samy Dantas, a ideia das alunas de empreender "tem futuro". Ele disse acreditar na vontade do grupo de fazer acontecer e ouviu atento ao depoimento de uma das formandas sobre o assunto. "Aprender os direitos da mulher nos fez ser mais corajosas e contestar aqueles que pensam que as mulheres só servem para cuidar da casa, dos filhos. O curso promoveu uma mudança de pensamento. Antes éramos só mulheres, agora somos guerreiras. E vamos à luta!", finalizou Jaciara Aparecida Santos, arrancando aplausos da plateia na solenidade.

registrado em: