Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aluna do Ifal é selecionada para programa de estudos da Universidade americana Yale

A estudante do Campus Maceió recebeu bolsa que cobre 97% do custo da matrícula

publicado: 18/01/2022 10h18, última modificação: 05/03/2024 09h01

Por Leonardo Teles - Estagiário de Jornalismo

Ana Luísa Ribeiro da Silva, aluna do curso de química do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Maceió, foi selecionada para o programa Yale Young Global Scholars (YYGS), da Universidade norte-americana de Yale. O evento acontecerá entre os dias 5 e 17 de julho.

Ana LuÍsa soube da existência do programa em 2019, quando procurava por oportunidades de intercâmbio no portal Partiu Intercâmbio. No entanto, naquele momento, ela não podia se candidatar porque ainda não tinha 16 anos. Quando atingiu essa idade, ela decidiu enviar sua candidatura e correu atrás de encaminhá-la antecipadamente para ter prioridade.

“O processo foi um tanto cansativo, já que tive que enviar boletim oficial e traduzido para o inglês, pedir para professores preencherem formulário de recomendação, colocar listas de atividades extracurriculares e premiações, escrever redações e ainda enviar as informações financeiras para conseguir a bolsa”, contou a estudante. Todo o processo durou cerca de um mês. Em dezembro de 2021, Ana Luísa recebeu o resultado informando que tinha sido aceita.

Desenvolvido pela Yale, uma das mais renomadas universidades do mundo, O YYGS é um programa de desenvolvimento de liderança para jovens de todo o mundo. Ele oferece nove programas interdisciplinares em áreas como: Inovação em Ciência e Tecnologia, Literatura, Filosofia e Cultura, Política, Direito e Economia.

O YYGS 2022 acontecerá no formato remoto, como ocorreu em 2021. Ele começará no dia 5 de julho com conclusão no dia 17 do mesmo mês. Neste período, a estudante cursará a disciplina de Solving Global Challenges (Resolvendo Problemas Globais) cuja programação interdisciplinar inclui palestras e seminários dos professores da Yale.

“Além de ser um programa educacional muito enriquecedor, é uma comunidade de estudantes do mundo inteiro em que vou poder fazer amizades e estar com pessoas que tem o mesmo interesse que eu”, finaliza Ana Luísa.