Você está aqui: Página Inicial > Notícias > AlimentarMente forma servidores para uma alimentação saudável

AlimentarMente forma servidores para uma alimentação saudável

Grupo planeja novo ciclo de formação no segundo semestre

por Jhonathan Pino publicado: 13/04/2021 10h10, última modificação: 13/04/2021 10h11

Após oito encontros semanais, foi encerrado na última terça-feira, 6, o primeiro ciclo de formação do AlimentarMente, grupo de promoção à saúde vinculado ao Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS), criado com a intenção promover hábitos alimentares saudáveis entre servidores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Ao longo das semanas, os servidores participaram de atividades práticas de atenção plena na alimentação, estímulo a práticas culinárias, rodas de conversa com assuntos relacionados a uma alimentação adequada e saudável, além de contatos com convidados com experiência em mindful eating e comportamento alimentar.

Fizeram parte das conversas temas como comportamento alimentar; alimentação consciente; consequências da má alimentação e riscos à saúde; rotulagem de alimentos: aprendendo a fazer escolhas mais saudáveis e um olhar além das dietas. Devido à política de distanciamento social, por causa da pandemia da Covid-19, todas as atividades foram realizadas de forma remota.

Coordenado pela nutricionista Kelly Cavalcante e pela psicóloga Larisse Coimbra, o grupo tentou estimular o desenvolvimento de uma relação mais saudável da pessoa com a comida.Gurpo AlimmentarMente planeja nova turma para o segundo semestre de 2021.jpg

“Partimos da premissa de que uma alimentação adequada e saudável não é composta apenas por comida saudável. Comer envolve vários significados e sentidos na vida da pessoa como afetivos, sociais e culturais. Portanto, nosso objetivo foi promover hábitos alimentares saudáveis e uma alimentação que vai além, que acolhe, compreende e contempla o ser humano em sua integralidade biopsicossocial, estimulando o desenvolvimento de uma relação mais saudável da pessoa com a comida, o corpo e a mente”, pontuou Kelly.

A nutricionista destaca que entre os participantes, a iniciativa foi considerada muito prazerosa e enriquecedora. Ela falou que algumas participantes passaram a dar mais atenção e ter consciência sobre a sua alimentação. Uma delas, a servidora Renata Coimbra, do Campus Murici, relatou que a experiência foi estendida para toda a família. “Foi possível perceber algumas práticas diárias e comportamentais que poderiam ser melhoradas a partir da nova percepção”, comenta.

O segundo ciclo de formação está previsto para o início do segundo semestre de 2021. Para quem tem interesse em participar do grupo, o período de inscrição será divulgado em breve.