Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alagoas realiza, em agosto, primeiro curso para formação de áudio-descritores
conteúdo

Geral

Alagoas realiza, em agosto, primeiro curso para formação de áudio-descritores

publicado: 08/07/2015 18h26, última modificação: 08/07/2015 18h26
As inscrições para o 1° curso de tradução visual com ênfase na áudio-descrição, denominado “Imagens que Falam”, já estão abertas e podem ser realizadas através do site: www.guerreirosdainclusao.blogspot.com ou do email: institutoguerreirosdainclusao@gmail.com.

O curso de áudio-descrição será promovido pelo Instituto Guerreiros da Inclusão (IGI), com apoio da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos e da Associação Brasileira de Recursos Humanos, em Alagoas (ABRH/AL). A formação acontece no período de 03 a 07 de agosto deste ano.
 
Prevista em lei, a áudio-descrição é um recurso de acessibilidade que permite às pessoas com deficiência visual poderem assistir e entender melhor filmes, peças de teatro, programas de TV, publicidades, exposições, mostras e musicais.

O treinamento será ministrado e coordenado pelo professor do Curso de Pedagogia em Licenciaturas Diversas, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Francisco José de Lima. Com formação em Psicologia, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp- Assis/SP), e doutorado em Psicofísica Sensorial, pela Universidade de São Paulo (USP), ele também é tradutor e intérprete pela Escola
Americana Instituto Mackenzie de São Paulo.

O público do curso é abrangente e engloba áreas tais como: educação, saúde, recursos humanos, psicologia, direito e segurança, além de profissionais e estudantes de comunicação. Alguns dos requisitos para a formação de áudio-descritores é ter no mínimo ensino médio, conhecimento da língua portuguesa e o básico de informática.
 
Serão ofertadas 30 vagas, sendo que seis estão reservadas para pessoas com deficiência. Para as pessoas com deficiência visual, a formação é de consultoria em áudio-descrição. O curso é semipresencial com 40 horas divididas em aulas teóricas e práticas. Vinte horas presenciais, que acontecem durante o mês de agosto e 20 virtuais a serem realizadas em setembro. 
 
Fonte: Ascom IGI.
 
registrado em: