Notícias
Alagoas e Portugal fortalecem cooperação internacional em ciência, tecnologia e inovação
Por Julyan Bomfim / Ascom Serfi
A missão institucional do Governo de Alagoas em solo europeu avançou com uma agenda estratégica nesta terça-feira (10). A comitiva alagoana cumpriu uma intensa programação na Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e na Agência Nacional de Inovação (ANI), em Lisboa, com o objetivo de abrir portas para o intercâmbio científico e a mobilidade de estudantes e professores.

Durante a manhã, na FCT (localizada no Taguspark – Cidade do Conhecimento), a delegação conheceu o modelo português de financiamento à ciência, com foco em programas de bolsas e mobilidade científica.

No período da tarde, a comitiva seguiu para a Agência Nacional de Inovação (ANI), focando na transferência de tecnologia entre universidades e empresas.
A Missão Acadêmico-Científica de Alagoas a Portugal segue até o dia 13 de fevereiro, consolidando o estado como um protagonista no cenário de cooperação internacional na educação superior e inovação tecnológica.
Estratégia integrada
O secretário de Relações Federativas e Internacionais, Júlio Cezar, reforçou que a participação conjunta da Serfi, Secti, Uneal, Uncisal, Fapeal, Ifal e Ufal demonstra a união do estado em torno de um projeto único de desenvolvimento.
“A presença dos reitores amplia o alinhamento entre a gestão pública e a ciência, criando bases sólidas para convênios que serão assinados em breve”, destacou.

