Notícias
Acolhimento: Ifal Maceió funciona como alojamento do Congresso de Computação.
Dos 1.704 participantes, 71 estudantes que estão inscritas/os na 45ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) estão alojadas/os no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maceió, desde o último sábado (19).
Seis salas de aulas foram adaptadas para se tornar quartos de alojamento e as áreas do campus, mapeadas para servir como circulação e lazer para quem vai ficar no alojamento até o final do Congresso, na quinta-feira (24).
A iniciativa de ofertar um alojamento para as/os participantes só foi possível por meio da parceria do evento com o Ifal campus Maceió, que abriu as portas para receber quem tinha se inscrito no CSBC, mas não possuía condições fazer frente às despesas com hospedagem na capital alagoana, considerada, além de muito bonita, cara.
A comissão organizadora do CSBC, por intermédio do coordenador local e professor do campus Maceió, Elvys Soares, entendendo que o campus estaria em férias durante o período de realização do evento, viu a possibilidade de oferecer este benefício para estimular a participação estudantil.
Mas a tarefa não seria possível sem a parceria do Núcleo Prático de Relação Públicas e Eventos do Ifal (Nurpe), ação de ensino e extensão dos cursos superiores tecnológicos de Gestão em Turismo e de Hotelaria. O projeto sistematizou todo o funcionamento do alojamento contando com estudantes voluntárias/os dos cursos.
Para a líder do projeto Nurpe e professora dos cursos de Hotelaria e Turismo, Adriana Thiara Oliveira, houve toda uma preparação para bem receber as/os inscritas/os no Congresso. Entre as etapas de preparação, estavam a seleção das lideranças do alojamento, que realizaram as inscrições e mantiveram contato com as/os participantes do CSBC; em seguida foram selecionadas as/os voluntárias/os que atuariam como apoio no alojamento; e, por fim, realizou-se uma formação com o tema “Atendimento para a diversidade e inclusão rumo à excelência”, em parceria com Núcleo de Diversidade, Gênero e Sexualidade do Ifal (Nugedis) também campus Maceió.
“Tivemos inscritas/os no alojamento que não se identificaram com nenhum gênero, então pensamos que seria uma ótima oportunidade para prestar o serviço de excelência, discutir a temática de gênero e fazer do alojamento um ambiente acolhedor, inclusivo o livre de discrimação”, apontou a professora responsável pelo Nurpe.
E o alojamento está indo de vento em popa. Estão hospedadas/os no campus, estudantes de nove (09) estados brasileiros. Além de Alagoas, estão alojadas/os caravanas da Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Ceará, Piauí, Mato Grosso, Pará e Rio Grande do Sul.
De acordo com Eduarda Araújo, discente e integrante da comissão do alojamento, a prática da hospitalidade exige técnica além de atenção aos temas que são tendência. “Visando prestar um atendimento ético e respeitoso, solicitamos uma formação para nossa equipe”, destacou.
A estudante de Hotelaria, Wedja Souza, compartilhou a felicidade de contribuir como uma das 24 pessoas voluntárias e fazer parte da comissão organizadora do alojamento. “É uma alegria para mim poder colocar em prática meus conhecimentos em hotelaria e gestão, unindo aprendizado e propósito em um evento tão importante”.
Este ambiente favorável foi reconhecido pelo estudante de computação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Victor Benevides Oliveira. Ele chegou com a primeira caravana, no sábado (19), e está alojado desde então, convivendo diariamente com a equipe e com as/os demais alojadas/os.
“Tudo muito organizado. Fomos muito bem recebidos e estamos muito confortáveis no Ifal. Fizemos uma pesquisa informal com os colegas que estão hospedados na mesma região e percebemos que estamos muito bem. O melhor, de graça”, comentou sorridente.
O Nurpe organizou ainda um momento de acolhimento com repasse de informações, além de ter preparado um guia contendo tudo que era importante sobre o alojamento, pontos turísticos, telefones úteis, onde comer e o que fazer nos momentos de lazer em Maceió. As atividades no alojamento seguem até quinta-feira (24), com o check out às 12h, espelhando o padrão na hotelaria.