Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Apresentações culturais e discursos sobre ações integradas marcam abertura do II Conac

publicado: 12/09/2017 13h32, última modificação: 13/09/2017 14h00
Exibir carrossel de imagens Cerimônia de abertura do II Conac. (Fotos: Roberta Rocha)

Cerimônia de abertura do II Conac. (Fotos: Roberta Rocha)

Mobilizando técnicos administrativos, gestores, docentes e estudantes de diversos campi do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, a segunda edição do Congresso Acadêmico do Instituto, o II Conac, foi aberta na manhã desta terça-feira (12), no auditório do Ifal Campus Satuba, tendo como temática a educação profissional e tecnológica em Alagoas: História e Perspectivas. O evento acontece até o dia 14 de setembro e tem como objetivo promover a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, na perspectiva de garantir igual importância as três áreas no que diz respeito à produção, difusão e socialização do conhecimento. O Conac foi aberto com apresentação cultural da Camerata Jovem no Campus Maceió, sob a regência do maestro Almir Medeiros.

Em seu discurso de abertura do evento, o diretor geral do Campus Satuba Anselmo Lúcio Aroucha destacou a apresentação da Camerata Jovem, que faz parte do projeto de extensão ArtIfal, como uma das ações que mostram o significado e  o papel do Ifal para a sociedade. “Um espetáculo como esse já mostra o que este Instituto é capaz de produzir para a sociedade. E são muitas as ações. Só nos resta parabenizar e agradecer ao Instituto como um todo pela capacidade e competência de seus servidores e alunos e pelo belíssimo trabalho que vêm fazendo”, destacou o “anfitrião” do II Conac. “Temos certeza de que nossa missão institucional vem sendo cumprida com êxito, que é promover educação inclusiva e de qualidade, integrando ensino, pesquisa e extensão e preparando cidadãos capacitados para o mundo do trabalho”, destacou o gestor. E ao falar da capacidade de iniciativa de gestores e servidores do Instituto, citou a frase de Mahatma Gandhi: “Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados”.

Na ocasião, os pró-reitores de Ensino, Luiz Henrique Gouvêa Lemos, Pesquisa e Inovação, Carlos Henrique Almeida, e Extensão, Altemir Secco, reforçaram a importância de ações articuladas para o fortalecimento e funcionamento do Ifal e para a difusão do conhecimento além dos campi do Instituto. “O Conac é um evento agregador, que busca promover a melhor articulação entre tudo aquilo que permite a expansão e socialização da educação e do conhecimento. A quantidade de experiências exitosas a serem apresentadas aqui denotam o quanto funciona este tipo de integração”, avaliou o pró-reitor de Ensino Luiz Henrique de Gouvêa Lemos.

Empenho e Dedicação

O reitor do Ifal Sérgio Teixeira Costa destacou na abertura do Conac o empenho de servidores e as condições oferecidas pelo Ifal como fatores importantes para que grandes eventos integradores, como o Conac, façam parte da “vida da Instituição”. “Ainda que em períodos de crise histórica no país, as coisas vão acontecendo como frutos de projeto, dedicação, ousadia de quem faz este Instituto, uma equipe competente e comprometida. Temos bolsas de produtividade e pesquisa que, mesmo diante de toda a crise, não foram cortadas, e estamos ampliando a oferta para 2018”, anunciou o reitor. “Temos mais de vinte projetos sendo referência nacional e internacional. Estamos num caminho produtivo e promissor”, complementou Sérgio Teixeira.

A abertura do Conac contou ainda com apresentação de musicalização com flauta doce, do Campus Palmeira dos Índios, e do Grupo de música e danças folclóricas Zás Trás, do Campus Batalha.

registrado em: , ,