Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertas inscrições para programas de assistência estudantil em Marechal Deodoro; confira o edital

Calouros e veteranos dos cursos técnicos, superior e do Proeja podem se inscrever a partir de 6 de abril

publicado: 14/04/2016 11h53, última modificação: 14/04/2016 11h54

Acássia Deliê - jornalista

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Marechal Deodoro abriu nesta quarta-feira (6) as inscrições para os programas de assistência estudantil referentes ao ano letivo de 2016. No total, estão sendo ofertadas 496 vagas para bolsas e auxílios, distribuídas entre os programas de Auxílio Permanência, Bolsa Proeja e Incentivo às Práticas Artísticas e Culturais. Os valores variam de R$ 150 a R$ 350 mensais.

Podem concorrer alunos novatos e veteranos dos cursos técnicos de Meio Ambiente e Guia de Turismo, do curso superior de Gestão Ambiental e dos cursos do Proeja (Programa de Educação de Jovens e Adultos).

Todas as informações sobre o processo de seleção, inclusive os documentos exigidos para as inscrições e recadastros, devem ser previamente conferidas no Edital nº 02/2016 – DAA/SSS/IFAL-MD, também disponível no site do Ifal-MD.

Como posso me inscrever?

Os estudantes interessados devem primeiro preencher o questionário socioeconômico para cadastro, no caso dos novatos, ou para recadastro, no caso dos veteranos. Ambos estão disponíveis no site do campus Marechal Deodoro.

Os prazos para preencher o questionário online são os seguintes: 6 a 19 de abril, para os alunos novatos de Meio Ambiente e Guia de Turismo; 8 a 17 de junho, para os alunos novatos da Gestão Ambiental e do Proeja; e 6 a 29 de abril, para os veteranos de todos os cursos.

O resultado final da seleção será divulgado no mural do setor de Serviço Social nos meses de maio, junho e julho, a depender do curso.

Os programas de assistência estudantil do Ifal buscam garantir o acesso, a permanência e a conclusão de curso dos/as estudantes, na perspectiva da inclusão social, da formação ampliada, da produção de conhecimento, da melhoria do desempenho acadêmico e da qualidade de vida, buscando a prevenção das situações de retenção e evasão. Os programas também visam reduzir os efeitos das desigualdades socioeconômicas e culturais através da promoção e ampliação da formação integral dos/as estudantes, estimulando e desenvolvendo a criatividade e a reflexão crítica.

registrado em: