Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertas inscrições para capacitação de professores nos EUA

Abertas inscrições para capacitação de professores nos EUA

São 270 vagas para curso de seis semanas. Prazo para apresentação de candidaturas se encerra em 15 de janeiro de 2024
publicado: 17/11/2023 10h38, última modificação: 17/11/2023 10h40

Redação CGCOM/CAPES

Estão abertas as inscrições para o Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI). O Edital nº 32/2023 da CAPES, com a oferta 270 vagas, consta do Diário Oficial da União desta quinta-feira, 16. O prazo para apresentação das candidaturas vai até 15 de janeiro de 2024.

O Programa, que está na sua nona edição, é realizado em parceria com a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos e o Brasil (Comissão Fulbright). Podem participar professores de língua inglesa da educação básica que atuam nas redes públicas de ensino. O curso tem duração de seis semanas.

As 270 vagas serão preenchidas com até cinco professores de cada estado e do Distrito Federal.  Para a seleção, será avaliado o nível de proficiência em língua inglesa do candidato medido pelo Test of English as Foreign Language (Toefl). Para participar, o interessado deve ter o currículo cadastrado na Plataforma Freire (https://freire.capes.gov.br/).  As inscrições são gratuitas e feitas no site Fulbright (www.fulbright.org.br).

Os selecionados receberão passagens nacional e internacional, ajuda de custo, reembolso da taxa do visto, seguro-saúde, alojamento, alimentação, taxas escolares e materiais didáticos para uso no curso. O resultado final está previsto para ser divulgado em abril de 2024 e as atividades nos EUA a partir de julho do ano que vem.

Sobre o Programa

PDPI é desenvolvido em parceria entre a CAPES, a embaixada dos Estados Unidos e a Comissão Fulbright. A iniciativa oferece a professores de língua inglesa da educação básica, em exercício na rede pública de ensino brasileira, a oportunidade de um curso intensivo de seis meses em universidade nos Estados Unidos, com atividades acadêmicas e culturais.

O Programa proporciona imersão no cotidiano de um país de língua inglesa, expandindo a capacidade de contextualização histórica e cultural no ensino do idioma. O curso também prevê compartilhamento de metodologias para aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem.