Notícias
Aberta seleção de artigos para publicação na Revista de Extensão do Ifal
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal), por meio do Conselho Editorial (Coned), lançou a primeira chamada para a seleção de artigos em formato de relato de experiência para a edição especial da Revista de Extensão do Ifal.
O tema desta primeira edição é “Expressões do Saber: ações que unem ciência, arte, cultura e sociedade”. A submissão dos trabalhos pode ser realizada por estudantes, docentes e técnicos do Instituto, bem como membros de outras Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil, até o dia 30 de junho, em formulário eletrônico.
De acordo com o presidente do Conselho, Fabiano Duarte, essa proposta reconhece o potencial da extensão para construir pontes entre o Ifal e os territórios que o cercam. “Além de fortalecer a identidade institucional do Ifal como agente ativo no enfrentamento de desafios sociais, econômicos e ambientais, também criaremos pontes por meio de práticas inclusivas, sustentáveis e inovadoras; Valorizar a cultura, os direitos humanos e a cidadania, promovendo vivências transformadoras para estudantes, servidores e comunidades”, destacou.
Submissão de Propostas
Na primeira etapa de seleção, os interessados deverão preencher o formulário informando:
- Nome do(a) autor(a) principal/correspondente, os demais autores serão informados posteriormente, com limite máximo de 5 autores;
- Título provisório;
- Resumo com 150 a 500 palavras, contendo o objetivo, breve descrição da ação extensionista e os principais resultados ou impactos sociais esperados, ou já obtidos, caso o projeto já tenha sido concluído.
Na segunda etapa de seleção, os resumos aprovados receberão orientações por e-mail para a submissão do texto completo em formato de artigo/relato de experiência.
A publicação da revista está prevista para ocorrer até o dia 10 de outubro. Dúvidas referentes a chamada devem ser encaminhadas para o e-mail revista.extifal@ifal.edu.br.
Eixos temáticos
As submissões deverão estar vinculadas a um dos eixos temáticos abaixo, independentemente de terem sido desenvolvidas via programas e/ou projetos de extensão:
Educação: Projetos e ações que promovam o acesso, permanência e êxito na educação básica, profissional e superior, valorizando a inter-relação ensino-pesquisa-extensão.
Arte e cultura: Engloba um vasto conjunto de expressões e manifestações humanas, que vão desde a produção artística em áreas como música, dança, teatro, cinema, literatura, artes visuais e fotografia, até o folclore, o artesanato e as tradições culturais. Ela também se relaciona com a memória social, o patrimônio e a forma como a cultura interage com a sociedade.
Comunicação: Iniciativas voltadas à democratização da informação, mídias comunitárias, educomunicação e produção cultural voltada à transformação social.
Direitos humanos e justiça: Práticas de enfrentamento às desigualdades sociais, promoção da equidade de gênero, relações étnico-raciais, acessibilidade, inclusão e cidadania.
Meio ambiente: Ações que estimulem a sustentabilidade, a educação ambiental, a gestão dos recursos naturais e a promoção de territórios resilientes.
Saúde: Projetos de prevenção, promoção e educação em saúde, bem-estar físico e mental, segurança alimentar, tecnologia assistiva e qualidade de vida.
Tecnologia e produção: Iniciativas que promovam inovação, empreendedorismo, cooperativismo, tecnologias sociais, assistência técnica, produção sustentável e tecnologias inclusivas.
Trabalho: Experiências de formação profissional, capacitação para o mundo do trabalho, economia solidária, associativismo, inserção produtiva e geração de renda.
Economia solidária e cooperativismo: Estimular, através das incubadoras, a associação de pessoas e grupos sociais, de modo a fortalecer a organização e os laços que unem as pessoas em torno da busca do bem-estar individual comunitário.
Outros eixos ligados à agricultura familiar: Fortalecimento e desenvolvimento comunitário; gênero e geração no campo; gestão e negócios; identidade rural, cultura e etnia; manejo ecológico dos recursos naturais; produção alimentícia; turismo, produção industrial; hospitalidade e lazer.
*sob a supervisão de Adriana Thiara Oliveira
