Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal participa de evento que marca o início do Programa Tecnova III
conteúdo

Notícias

Ifal participa de evento que marca o início do Programa Tecnova III

Professores apresentaram os serviços oferecidos por laboratórios de seus campi, destacando a infraestrutura de apoio à pesquisa, inovação e empreendedorismo
publicado: 22/08/2025 15h10, última modificação: 22/08/2025 15h10

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) participou, na última quarta-feira (21), da cerimônia de abertura do Marco Zero do Programa Tecnova III, promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). O evento marcou o início do programa de subvenção econômica para startups e empresas inovadoras.

Professores apresentaram os serviços oferecidos por laboratórios de seus campiFruto de uma parceria entre o Governo de Alagoas (por meio da Fapeal e da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação - Secti), o Sebrae e o Governo Federal (via Finep), o programa prevê o investimento de mais de R$ 12 milhões em projetos estratégicos. Os projetos selecionados pelo edital e contratados se concentraram em oito áreas: TIC, Cadeia da Construção, Agronegócio, Química e Plástico, Saúde, Educação, Sustentabilidade Ambiental e Segurança Pública.

Estiveram presentes o presidente da Fapeal, Fábio Guedes; o diretor do Sebrae Alagoas, Keylle Lima; a gerente de Departamento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Thaís Macieira; o diretor executivo de Ciência e Tecnologia da Fapeal, João Vicente Lima; e a assessora científica de Projetos Especiais e Inovação da Fapeal, Juliana Khalili.

Contribuição do Ifal

Professores apresentaram os serviços oferecidos por laboratórios de seus campiA convite da Fapeal, o Ifal apresentou os serviços oferecidos por laboratórios de seus campi, destacando a infraestrutura de apoio à pesquisa, inovação e empreendedorismo.

A professora Luana Cypriano de Souza, responsável pelo Laboratório de Análises Microbiológicas de Alimentos (LABAMA) e o Laboratório de Análises Físico-Químicas de Alimentos (LAFIQ), do Campus Batalha, explicou que os espaços realizam análises com base em metodologias da Anvisa e do Mapa. Já Renata Imaculada Soares Pereira, responsável pelo Laboratório Multiusuário 5.0 (LM5.0), do Campus Arapiraca, destacou os serviços de prototipagem e desenvolvimento de soluções tecnológicas, mencionando equipamentos como cortadora a laser, impressoras 3D, drones e óculos de realidade mista. Por fim, o professor Johnnatan Duarte de Freitas, responsável pelo Laboratório Multiusuário de Tecnologias Ambientais (LMTA), do Campus Maceió, ressaltou que o espaço conta com equipamentos de ponta para análises instrumentais.

Evento marca o início do Programa Tecnova IIIA comitiva do Ifal no evento foi composta pelo coordenador de Apoio à Pesquisa e Inovação da DPIN/PRPPI, Otávio Monteiro Pereira; pelo diretor de Pesquisa e Inovação da DPIN/PRPPI, Eugênio Bastos da Costa; pelo coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica, Marcos Charles Pinheiro Baltazar; pelo chefe do Departamento de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Alexandre Cunha Machado; e pelo diretor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Vinicius Dantas.

Para saber mais sobre os laboratórios e agendar serviços, acesse: LABAMA, LAFIQ e LMTA.