Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 4ª Elic inscreve docentes, pesquisadores e grupos de pesquisas até o dia 8 de fevereiro

Evento será realizado on-line e contará com participação de figuras de renome nacional

por Jhonathan Pino publicado: 29/01/2021 17h55, última modificação: 29/01/2021 17h55

Entre os próximos dias 22 e 25 de fevereiro professores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) terão a oportunidade de participar e trocar experiências no 4º Encontro dos Professores de Linguagens e Códigos (Elic).

Após seis anos desde a sua última edição, neste ano o evento reunirá pesquisadores nacionais e locais das áreas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola e Libras, Artes, Informática e Educação Física para pensar os “Desafios e perspectivas para o ensino de linguagens, códigos e suas tecnologias no âmbito do Instituto Federal de Alagoas”.

Entre os convidados para a 4ª edição, estão a professora da Universidade Estadual do Ceará, Maria Irande Costa, a integrante do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Selma Machado Simão e a professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Siani Gois Cavalcanti. Confira toda a programação.

Docentes e pesquisadores do Ifal podem se inscrever para a apresentação de trabalhos, cujas inscrições continuam abertas até o dia 8 de fevereiro, enquanto os ouvintes o período vai até 21. Acesse o formulário.

Espaços de diálogos interdisciplinares

Além de ser no formato on-line, o Elic deste ano será o primeiro a ser realizado após a unificação das ementas das disciplinas da área, nos cursos dos diferentes campi do Ifal. O professor André Cordeiro lembra que a própria unificação foi pauta de uma das edições do evento, o que permitiu avanços no sentido de promover e consolidasse dessa unificação e a tornasse uma realidade no Instituto, atualmente.

“Assim, o evento tem uma importância muito grande no sentido de promover espaços de diálogo disciplinares e de área, para que problemáticas que perpassam ensino, pesquisa e extensão sejam postas em pauta para a busca, coletiva, de possíveis caminhos-soluções”, comenta o docente.

André é membro do Grupo de pesquisa em Texto, Ensino de Línguas, Discurso e Educação Especial e Inclusiva (Getede), coletivo que está organizando o Elic deste ano, em conjunto com docentes da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, do campus Piranhas. Para ele, a edição deste ano tem uma valia imensurável para os professores do instituto, porque irá discutir questões do ensino remoto, método plenamente utilizado no período de pandemia.

“O campus Piranhas, desde 2015, ficou responsável pela execução da quarta edição, todavia, por motivos diversos e consistentes (como os cortes e contingenciamento de recursos previstos para o campus), não teve condições de executar o evento antes. No ano de 2020, durante a pandemia, o grupo de professores das línguas (do qual eu faço parte) criou o Getede. Em nossas discussões, nós, pesquisadores do grupo, resolvemos, em conversa com a gestão do campus, assumir a frente do evento, com a ajuda dos demais professores da área das Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do campus e de um representante de cada um dos demais campi”.

A edição do Elic deste ano ainda possuirá um espaço para troca de experiências entre os grupos de pesquisa do Ifal. Será uma oportunidade para que os pesquisadores possam tornar conhecido o que é realizado em cada um dos núcleos de investigação. As inscrições acontecem no mesmo período que para interessados em apresentar trabalhos, dia 8 de fevereiro.

Confira a programação completa na página do evento.