Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ‘’Estante Literária e ‘’Amigos da Literatura do Ifal’’: Siass promove incentivo à leitura entre servidores

A ação faz parte do programa de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho
publicado: 19/07/2024 11h38, última modificação: 19/07/2024 12h22

Por Isabelle Guedes, estagiária de Jornalismo*

Visando aumentar o hábito de leitura e aprimorar as habilidades de comunicação verbal e escrita dos servidores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Federal (SIASS) tem promovido o programa ‘’Amigos da Literatura do Ifal’’e agora tem data marcada para o lançamento da ‘’Estante Literária’’: no próximo 8 de agosto. As ações fazem parte programa de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (PSQVT).

Estante Literária

O espaço é ideia da ação promovida pelo Siass, através do programa de PSQVT para que servidores do Ifal possam deixar e retirar livros do estante. A estante ficará no 7º andar do prédio da Reitoria e será aberta para os amantes da literatura ou aqueles que querem se tornar leitores assíduos. Os servidores convidam para doar livros para compor o espaço de troca e reiteram que para pegar os livros emprestados, não precisam necessariamente participar do programa Amigos da Literatura do Ifal.

‘’A estante promove essa troca entre os servidores. Alguém que leu o livro tal, podemos indicar, conversar e assim incentivar um ao outro’’, reforça Edglei Mello, servidora do Siass e idealizadora do projeto.

A data de lançamento está marcada para o dia 8 de agosto, às 16h, no 7º andar e todos os servidores do Ifal interessados estão convidados a participar.

Amigos da Literatura do Ifal

O ‘clube do livro’ consiste na realização de encontros bimestrais, em que são discutidos os temas abordados nos livros selecionados. Para cada encontro é escolhido um livro, cuja seleção é realizada através de votação entre os/as participantes do programa. Cada participante tem em torno de dois meses para adquirir e realizar a leitura do livro selecionado. Após o período, é realizado o encontro acontecem presencialmente, em sala disponibilizada no prédio da Reitoria, e também online, através do Google Meet, cujo link é disponibilizado via WhatsApp.image (1).png

Desde junho de 2023, quando foi o projeto foi iniciado, foram realizados quatro encontros, sendo alguns dos títulos os livros ‘’“A Bailarina de Auschwitz”, de Edith Eva Eger; “As meninas”, clássico da escritora Lygia Fagundes Telles e “A natureza da Mordida”, da escritora brasileira contemporânea Carla Madeira.

O programa tem como objetivo estimular o hábito da leitura entre os participantes, abrindo um espaço de diálogos para reflexões sobre os temas abordados nos livros selecionados e promovendo a interação entre os servidores do Ifal.

‘’Muitas pessoas que frequentam o grupo eram leitores assíduos, mas algumas pessoas entraram com o propósito de construir esse hábito. Quem vem uma vez não quer deixar de vir’’, comenta Edglei Mello.

Para participar o servidor do Ifal deve se inscrever através do aplicativo SouGov, na aba Minha Saúde> Promoção a sáude. O primeiro encontro do ano deve acontecer no mesmo dia de lançamento da Estante Literária, 8 de agosto.

Sob a supervisão de Jhonathan Pino, jornalista.