Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 15 cursos do Ifal são estrelados em Guia da Faculdade Estadão

15 cursos do Ifal são estrelados em Guia da Faculdade Estadão

Engenharia Civil foi reconhecido com 4 pela terceira vez

por Jhonathan Pino publicado: 04/11/2022 14h24, última modificação: 04/11/2022 16h10

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) tem 15 cursos estrelados pelo Guia da Faculdade, realizado pelo jornal Estadão, em parceria com a Quero Educação. Além do número de graduações reconhecidas, foi a primeira vez que dez cursos do instituto receberam 4 estrelas pela avaliação, foram eles: Engenharia Civil, no Campus Palmeira dos Índios; Sistemas de Informação, Letras – Português, Química, Hotelaria, Gestão de Turismo, Alimentos e Design de Interiores, todos no Campus Maceió; Gestão Ambiental, em Marechal Deodoro e Administração Pública, na modalidade de Educação a Distância (EAD).

Completam a lista com 3 estrelas os cursos de Ciências Biológicas e Matemática, do Campus Maceió; Laticínios, na unidade de Satuba, além de Letras – Português e Ciências Biológicas, ambos EAD.

Conforme o chefe do Departamento de Graduação (Degrad), Márcio Yabe, os bons resultados demonstram que além do fornecimento das informações pelos coordenadores, a cada ano se constata uma evolução do conhecimento público sobre a existência dos cursos de nível superior do Ifal.

“Sete cursos a mais receberam estrelas, que no ano passado, isso significa que os cursos do Ifal estão ficando realmente mais conhecidos pelo público. Todas as ações realizadas e divulgadas colaboram para isso, de forma que os professores, quando convocados para fazer a avaliação, eles a fazem porque já conhecem e têm acesso às informações dos nossos cursos”, pontuou Yabe.

Critérios de avaliação

Neste ano, o Guia analisou a qualidade de quase 17 mil cursos superiores em todo o Brasil, por meio de uma avaliação, em que são colhidas a opinião de milhares de professores que atuam no ensino superior. Eles são convidados a dar três notas (de 1 a 5) para cada curso para a) qualidade do projeto pedagógico; b) qualidade do corpo docente e c) infraestrutura.Márcio Yabe lembra que atuação dos coordenadores para bons resultados.JPG

Cada curso é submetido à avaliação de seis professores, caso ele não receba ao menos quatro notas dos avaliadores, ele é considerado como “SEM NOTA” na avaliação.

No caso do Ifal, os demais cursos não puderam ser avaliados porque ainda não tinham turmas concluídas no momento de cadastramento, são eles: Engenharia Civil e Física, no Campus Maceió; Matemática, Física e Agronomia, no Campus Piranhas; Química Industrial, no Campus Penedo; Sistemas de Informação e Letras-Portugês, no Campus Arapiraca; e Engenharia Elétrica, do Campus Palmeira dos Índios. Além deles, o Ifal também tem um novo curso Superior em Tecnologia de Horticultura, no Campus Maragogi, cuja primeira seleção ocorrerá apenas em 2023. Para Yabe, a tendência é que eles também sejam estrelados nos próximos anos, ao passo em que formem seus primeiros graduandos e se tornem conhecidos.

“Nesses três anos de avaliação, Engenharia Civil recebeu 4 estrelas. Nos últimos dois anos, os cursos de Sistemas de Informação e Administração Pública, receberam 4 estrelas. Já neste ano, foram 10 cursos com 4 estrelas, e o principal fator para isso é o conhecimento público, resultado da oferta de cursos públicos gratuitos e de qualidade social. A gente sabe que quando se falava em Instituto Federal de Alagoas, as pessoas lembravam logo dos cursos técnicos e não relacionavam com graduação. Isso significa que nós estamos quebrando paradigmas, de que o Ifal também oferta cursos de graduação”, reforçou Yabe.

Acesse aqui o Guia da Faculdade.