Você está aqui: Página Inicial > Campus > Viçosa > Notícias > Pesquisadores do Ifal desenvolvem software para análise microclimática e obtêm registro oficial
conteúdo

Notícias

Pesquisadores do Ifal desenvolvem software para análise microclimática e obtêm registro oficial

Ferramenta auxilia no planejamento urbano com monitoramento de temperatura e umidade
por Sâmia Cardeal publicado: 17/03/2025 07h55, última modificação: 17/03/2025 07h55

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) alcançou um avanço científico com o registro oficial de um software desenvolvido para a análise de temperatura e umidade, utilizando tecnologias como ESP32, MySQL e PHP. O programa foi criado por pesquisadores dos campi Viçosa e Piranhas e recebeu o certificado de registro de programa de computador pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

A ferramenta foi concebida no âmbito do projeto de pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) "Avaliação microclimática para o planejamento urbano: O caso do Campus Piranhas - AL". O software tem como objetivo auxiliar no monitoramento e na análise de variáveis climáticas essenciais para o planejamento urbano e a sustentabilidade ambiental.

De acordo com o professor Cristian José Simões Costa, do Campus Viçosa e um dos autores do projeto, a inovação proporciona uma abordagem mais precisa na captação e interpretação de dados climáticos, contribuindo para a tomada de decisões mais eficazes em infraestrutura e meio ambiente.

ProfessorAlém do professor Cristian José Simões Costa, também assinam o projeto o professor Luiz Felipe Naziazeno Neto e os pesquisadores Cinthia Régia dos Santos Freitas, Aristófanes Matias Gomes da Silva, Vitória Rodrigues Vieira, Kawã Ailton Monteiro Lima, Davi Henrique Soares Ferreira, Robson Júnior Gonçalves Fernandes e João Ernesto Pereira Mota, todos do Campus Piranhas.

Reconhecimento

O software foi registrado sob o número de processo BR512025000753-1 e tem validade de 50 anos a partir de 1º de janeiro subsequente à sua criação, em conformidade com a Lei 9.609/1998. Confira o certificado!