Você está aqui: Página Inicial > Campus > Viçosa > Notícias > Estudantes do Ifal Viçosa são recebidos em Aula Inaugural do ano letivo 2023

Estudantes do Ifal Viçosa são recebidos em Aula Inaugural do ano letivo 2023

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 10/02/2023 14h17, última modificação: 10/02/2023 14h24

O início do ano letivo do Campus Viçosa do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) foi marcado pela Aula Inaugural, realizada no dia 6 de fevereiro. A solenidade contou com a presença de estudantes, professores, técnicos e gestores do Instituto, e aconteceu no auditório do campus.

Aula Inaugural do Campus Viçosa 2023Os alunos dos cursos técnicos de Administração (Integrado e Subsequente) e Informática para a Internet (Integrado) foram recebidos com entusiasmo e muitas expectativas para o início de mais um ano letivo. A recepção aos discentes ocorreu em dois momentos. Pela manhã, alunos do Integrado em Informática e do Subsequente em Administração foram acolhidos pela equipe do Ifal. À tarde, foi a vez das turmas vespertinas do integrados em Informática e em Administração.

A novidade do ano ficou por conta do curso técnico de Administração integrado ao Ensino Médio, cuja primeira turma do Campus Viçosa foi recepcionada pelos gestores durante a aula do turno da tarde. Anteriormente, o Campus Viçosa ofertava apenas o curso de Administração no formato subsequente ao Ensino Médio.

O reitor do Ifal, professor Carlos Guedes, destacou a importância da educação para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com o desenvolvimento da sociedade. “Haja o que houver, não desistam da Educação. Haja o que houver, não desistam dos sonhos de vocês”, afirmou.

Em sua fala, o professor Carlos Guedes ressaltou que o Campus Viçosa está em fase de finalização de sua estrutura física, com a construção de espaços de estacionamento, salas, laboratórios, auditório e demais espaços sendo executada para o bem estar da comunidade acadêmica. O gestor destacou ainda que a construção da nova quadra esportiva deverá ser iniciada nos próximos meses, beneficiando diretamente os estudantes do Campus Viçosa.

O diretor geral do Campus Viçosa, professor Valdomiro Odilon, deu as boas vindas aos discentes e afirmou que os novos alunos vão encontrar no Ifal Viçosa uma educação de qualidade, referenciada em toda a região. O gestor pontuou que, a partir de março, o Campus Viçosa passa a oferecer alimentação a todos os estudantes. O benefício visa melhorar as condições de permanência dos discentes durante a realização de suas atividades acadêmicas.

“É um processo em que estamos trabalhando a meses e que nos deixa muito felizes. De início, iremos oferecer um lanche e seguiremos trabalhando para que, no futuro, tenhamos o nosso refeitório construído e com condições de melhorarmos ainda mais esse serviço”, pontuou Valdomiro Odilon.

Foto11.jpgJúlia Morgana, presidente do Grêmio Estudantil Zumbi dos Palmares, afirmou que os estudantes estão ingressando numa instituição que oferece uma formação de grande qualidade, destacando que haverá muitos desafios pela frente na vida de cada estudante do Ifal Viçosa. “Será difícil, mas vocês podem contar com o apoio de muitas pessoas, dos professores, da equipe de profissionais, do Grêmio e também dos outros alunos. Se tiverem dúvidas, perguntas ou dificuldades, conversem com a gente que estamos todos aqui para ajudar você nessa caminhada”, disse a discente.

Os estudantes, por sua vez, expressaram sua alegria e gratidão pela oportunidade de estudar no Ifal. "Escolhi o Ifal porque terei mais oportunidades no futuro", afirmou Kamyla Delmiro Leandro da Silva, 15 anos, aluna do técnico em Informática para a Internet, mor. Ela destacou que a área de Informática é uma das que mais cresce em todo o mundo e certamente encontrará oportunidades de trabalho ao fim de sua formação.

Já para Márcia Soares dos Santos, 37 anos, o começo no curso subsequente em Administração representa um retorno às salas de aula depois de 18 anos de conclusão do Ensino Médio. “Encontro no Ifal buscando novas oportunidades para minha vida, para ter mais chances de colocação profissional no mercado de trabalho”, destacou a discente, que é agricultora familiar e mora na zona rural de Viçosa.

Aula Inaugural do Campus Viçosa 2023

A Aula Inaugural contou com a participação das pró-reitoras Cledilma Costa (Ensino), Elisabete Duarte (Extensão) e Eunice Palmeira da Silva (Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão). Em suas falas, as gestoras ressaltaram a qualidade da formação ofertada pelo Ifal a seus discentes, por meio da qual os alunos podem se engajar em diversos projetos e atividades, podendo inclusive receber bolsas de apoio financeiro durante seus percursos formativos.