Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Projeto Tatame Sustentável do Ifal Satuba é contemplado em edital nacional

Projeto Tatame Sustentável do Ifal Satuba é contemplado em edital nacional

Participaram do Power4Girls mais de duas centenas de equipes de estudantes de escolas técnicas
publicado: 16/05/2024 15h25, última modificação: 16/05/2024 22h18
Projeto Tatame Sustentável

O projeto "Tatame Sustentável" foi c9ntemplado no Power4Girls – Empower to Lead, organizado pela Embaixada e Consulados dos EUA e implementada pelo Instituto Gloria para as Escolas Técnicas/Tecnológicas Federais, Estaduais e Escolas técnicas sem fins lucrativos de todo país.

Orientada pelo professor Rui Fernando da Silva, com a colaboração do servidor Araken Cavalcante, a equipe Ecomats é formada por 4 estudantes do 2º ano A do curso de Agroindústria do Instituto Federal de Alagoas ( Ifal) Campus Satuba: Priscila Ferreira Soares, Jéssica Almeida Barros da Silva, Giovana Vieira Clemente  e Yasmim Sabrina Praxedes da Silva.

O ciclo 2024 do Power4Girls tem como tema a economia circular, inspirada pelos três R’s essenciais – reduzir, reutilizar e reciclar – que tem como objetivos construir um futuro sustentável e inclusivo.

Foram 225 projetos inscritos e 20 classificados. "Agora será a capacitação e em novembro iremos à Brasília para a apresentação do resultado" explica Rui, pontuando também os desafios enfrentados. "Inicialmente, houve a proposta de formar uma equipe e participar, e as meninas do Araken demonstraram uma rápida capacidade de raciocínio para encontrar uma ideia que se adequasse ao edital. Inicialmente consideraram outros materiais, depois as esponjas de lavar louça".

Para Rui, o período de maio a outubro, dedicado à produção do protótipo, será uma experiência enriquecedora, tanto em termos práticos de produção quanto em relação à integração entre os campi e institutos. "Nesse intervalo, temas como reciclagem, reutilização e combate à poluição serão bastante discutidos, e as meninas já demonstraram um enorme potencial. As expectativas são altas, e acredito que, com o apoio da instituição, seremos capazes de desenvolver o protótipo e até mesmo servir de referência para iniciativas de doação em escolas públicas", concluiu o professor.

Veja aqui a lista dos projetos contemplados.