Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Ifal terá polo de treinamento para a Olimpíada Brasileira de Astronomia

Ifal terá polo de treinamento para a Olimpíada Brasileira de Astronomia

Projeto de servidores do Ifal Campus Satuba foi aprovado em primeiro lugar em edital do MEC
publicado: 16/05/2024 15h47, última modificação: 16/05/2024 22h11
Norma, Pedro e Ana Paula

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Satuba foi contemplado, com a maior pontuação, em um edital promovido pela Secretaria de Educação profissional e tecnológica (Setec/MEC). O edital selecionou projetos voltados à criação e desenvolvimento de Polos Olímpicos de conhecimento, destinados à promoção de pesquisa em diversas áreas de conhecimento.

O objetivo do polo de conhecimento é estimular o interesse pela ciência e promover uma participação mais ativa dos estudantes do ensino médio integrado em competições de conhecimento, com destaque para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Além disso, o projeto visa oferecer aos estudantes do Ifal e à comunidade de Satuba a oportunidade de se familiarizarem com os princípios fundamentais da Astronomia e da Astronáutica.

Com a criação do polo pretende-se aumentar o interesse dos discentes através de estratégias que possibilitem o estabelecimento de ações permanentes voltadas para a Astronomia e a Astronáutica. Serão organizadas palestras, oficinas e observações regulares para atrair novos alunos. exposições e visitas ao polo também serão realizadas durante a recepção dos novos estudantes.

De acordo com Norma Amorim,  coordenadora do projeto, ela, Ana Paula Perdigão e Pedro Barros, se uniram porque desejavam introduzir atividades relacionadas à Astronomia no campus. “Houve demanda por parte dos estudantes também. Criamos o clube de Astronomia. Surgiu a oportunidade do edital, elaboramos o projeto e fomos contemplados”, explicou.

Ifal Satuba formou um Clube de Astronomia em novembro de 2023 para incentivar a participação dos alunos na OBA. O grupo tem 37 membros, incluindo 5 servidores e 32 estudantes. No evento de lançamento, houve uma palestra sobre a "Hipótese da Terra rara" e uma observação solar.