Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Dia da Consciência Negra é comemorado no Ifal Satuba com ciclo de palestras, oficinas e concurso de fotografia

publicado: 17/11/2017 11h14, última modificação: 16/10/2023 10h58

O Dia da Consciência Negra, comemorado oficialmente na segunda-feira 20, será lembrado no Ifal Satuba nos dias 21 e 22 de novembro de 2017.

A abertura oficial do evento, intitulado “20 de novembro – Dia da Consciência Negra: 365 dias de Consciência e Respeito”, acontecerá na manhã desta terça-feira 21, às 8h, no auditório da instituição. A Associação Cultural Capoeira Terra Nossa, do município de Satuba, abrilhantará este momento, sob o comando do Contramestre Espigão.

Logo após a apresentação, terá início o 1º Ciclo de Palestras Étnico-Raciais do Ifal Satuba, com o professor Luís Antonio Costa, do Campus Maceió, palestrando sobre Relações Étnico-Raciais na Escola.  Serão duas manhãs e uma noite de evento onde acontecerão palestras - com temas relacionados ao encarceramento da população negra, representação negra na literatura e empoderamento da mulher negra -  oficinas - de turbante e street jazz - e  uma sessão CineCultura, na noite segunda-feira 21, para alunos do Proeja, seguida de um debate mediado pelos professores Gabriel Magalhães e Tâmara Lúcia.

O evento também contará com a participação da cantora e ex-aluna do Ifal Satuba, Mel Nascimento, que encerrará o 1º Ciclo de Palestras, no final da manhã de terça-feira 22, com uma apresentação musical.

Também faz parte das comemorações do Dia da Consciência Negra da instituição o 2º Concurso de Fotografia “Beleza Afro-Brasileira do Ifal Satuba”.  Paralelamente, também haverá atividades alternativas tais como: exposição de painéis e de fotografias, desfile de turbantes e uma baiana do acarajé  preparando seus quitutes. Para acessar o edital do concurso de fotografia e a programação completa é só clicar aqui