Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Curso de Tecnologia em Laticínios realiza 1º Workshop Imersão Láctea

Curso de Tecnologia em Laticínios realiza 1º Workshop Imersão Láctea

publicado: 18/07/2017 16h36, última modificação: 16/10/2023 10h58

Alunos e professores do curso de Tecnologia em Laticínios do Campus Satuba realizaram na manhã deste sábado (15), o 1º Workshop Imersão Láctea “Análises de Controle de Qualidade de Leite Cru”.

A primeira parte do evento aconteceu no prédio do curso e consistiu numa explanação teórica sobre sanidade, controle de mastite e higiene do rebanho, realizada pela professora Carla Cordeiro.

Dando continuidade à parte teórica, a professora Marciara Lúcia abordou aspectos da Instrução Normativa nº 62, em vigor deste 1º de julho de 2017, que oficializou os métodos analíticos  para análises microbiológicas para controle de produtos de origem animal e água.

Após uma pausa para o milk break, deu-se início, no Laboratório de Química, à segunda parte do evento. Consistiu em análises qualitativas, que tem por objetivo detectar a acidez e a estabilidade do leite, e de análises quantitativas, utilizadas para atestar a qualidade da matéria prima e a detecção de fraude, como adição de água, uso de conservantes ou desnate.

Para a aluna Reuriane Gomes, do 5º período de Laticínios, o workshop foi uma oportunidade para aprimorar os conhecimentos relacionados ao controle de qualidade do leite, contribuindo para o bom exercício da profissão de tecnólogo em laticínios.

O evento se estendeu até o período da tarde e contou com 20 inscritos. Além da professora Marciara Lúcia, participaram da organização do evento os alunos Levi Almeida, Celso Ritir e Mylla Santos.