Notícias
Alagoas 200 anos: palestra, teatro e seminários marcam mais um sábado temático no Campus Satuba
Depois de uma semana fria e chuvosa, a manhã ensolarada de sábado (15) estava mais para uma praia ou para quaisquer outras formas de lazer. No entanto, professores, alunos e técnico-administrativos compareceram ao Campus Satuba para mais uma edição de sábado temático. Ciências Humanas e suas tecnologias foram a bola da vez.
O dia iniciou no Espaço Multieventos com a palestra Alagoas 200 anos, proferida pelo professor de História Álvaro Queiroz. “O objetivo foi mostrar aos nossos alunos e convidados a importância de Alagoas como um estado autônomo, emancipado e independente, bem como os motivos e as causas da emancipação, dentre outros aspectos”, disse o historiador.
Finalizada a palestra, o professor Peterson Barbosa sorteou exemplares de livros de autoria do professor Álvaro, seguido por uma apresentação teatral dos alunos do 3º ano C de Agropecuária, intitulada Nise: O Coração da Loucura.
Dando prosseguimento à manhã temática e já posicionados em salas de aulas, alunos apresentaram seminários sobre municípios, personalidades, pesquisadores e cientistas que marcaram a história dos 200 anos de Alagoas. Dessa forma, União dos Palmares, Pilar, Graciliano Ramos, Jorge de Lima, Zumbi dos Palmares, Artur Ramos, Tomás Espíndola e Otávio Brandão foram alguns dos temas abordados.
Para o aluno César Augusto, do 1º ano de Agroindústria, foi muito bom falar da cultura e de personalidades alagoanas. “É sempre empolgante falar da nossa terra e da nossa gente”, disse.
Para o professor Peterson Barbosa, eventos assim fazem com que haja um despertar acerca da temática do nosso estado como um todo, levando os nossos alunos a conhecer aspectos da História e da Geografia de Alagoas.
O próximo sábado letivo acontecerá no dia 29 de julho, com a realização dos Jogos Internos da Instituição.