Você está aqui: Página Inicial > Campus > São Miguel dos Campos > Notícias > Parceria do Ifal com prefeitura de São Miguel realiza certificação do curso de Informática Básica
conteúdo

Notícias

Parceria do Ifal com prefeitura de São Miguel realiza certificação do curso de Informática Básica

A ação ocorreu na Secretaria de Ação Social de São Miguel dos Campos

publicado: 22/11/2018 09h35, última modificação: 22/11/2018 09h35

O curso de extensão de Informática Básica realizado pelo campus São Miguel dos Campos, e ministrado pelo professor Jalves Mendonça Nicácio, teve início em 18 de setembro e foi concluído em 06 de novembro. A ação foi realizada através da parceria entre a Instituição e a prefeitura de São Miguel dos Campos, intermediada pela Secretaria da Mulher e Secretaria de Ação Social, com o objetivo de ampliar o alcance e acessibilidade da tecnologia, começando do zero, adquirindo conhecimentos básicos, visto que, cada vez mais, a informática tem relevância na vida das pessoas.

Com carga horária de 40 horas o professor ministrante contou com auxílio da aluna bolsista Adeane Palmeira Lopes, que viu uma oportunidade para ganhar novos conhecimentos e compartilhar os que já possui. A seleção para participação no curso ocorreu através das secretarias, que também providenciaram o transporte para alunas do Coité (comunidade rural de São Miguel dos Campos) e promoveram o momento final do curso, a certificação.

A cerimônia aconteceu no dia 21 de novembro, na Secretaria de Ação Social, e contou com a participação do Diretor Geral do campus, José Hélio dos Santos, o prefeito da cidade Pedro Jatobá e das secretárias de Ação Social e da Mulher, Delcide e Mônica, respectivamente. Cada aluna do curso pôde levar um acompanhante, tornando o momento mais especial e gratificante. 

Muitas dessas mulheres tiveram seu primeiro contato com um computador durante a realização do curso, e através da prática educacional o computador poderá ser usado como ferramenta de ensino, trabalho, entretenimento, favorecendo, de maneira significativa, a inclusão digital e oportunidades futuras. É necessário a preparação e suporte às mudanças, o que fortalece expectativas por um futuro com melhor qualidade de vida, sentido-se mais integrados à sociedade.