Notícias
Ifal São Miguel dos Campos forma primeiras turmas de Informática para Internet
Nesta sexta-feira (23), ocorreu a cerimônia de certificação de conclusão das duas primeiras turmas de curso integrado ao médio do Campus São Miguel dos Campus. No dia, o auditório da unidade reuniu familiares, professores e gestores para parabenizar os novos 59 técnicos em Informática para Internet do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
A mesa de honra contou com a presença da pró-reitora de Ensino (Proen), Cledilma Costa; da diretora de Articulação de Ensino, Patrícia Borsato, da diretora geral e da chefe de departamento de Ensino da unidade, respectivamente Talita Gomes e Mônica Barros, além dos dois professores do curso homenageados pela turma B, Priscylla Godoy e Alexandre de Faria.
Coordenadora do curso, Priscylla enumerou o que professores e alunos puderam compartilhar ao longo de três anos. “Com vocês, dormimos em chão de sala, auditório, assistimos a filmes, viajamos, fomos a Bienal, exploramos o manguezal quando o ônibus quebrou, ficamos no calor da feira da ponte, dançamos quadrilha, brincamos de nos fantasiar, jogamos maisena um no outro, vivemos, aprendemos, criamos momentos e eu agradeça a Deus por serem sempre a luz do dia naqueles dias mais difíceis para mim. Sempre foi fácil entrar numa sala com vocês”.
Professor de Matemática, Alexandre falou sobre a necessidade de ter perseverança para enfrentar os desafios da disciplina, como da vida. “Mais do que lições de números e fórmulas, espero que tenham aprendido sobre a importância da persistência, do raciocínio crítico, da curiosidade, que é algo que a gente nunca deve perder. Ter vontade de buscar algo novo na vida de vocês. Qualidades estas que são fundamentais não apenas nas ciências exatas, mas em todos os aspectos da vida”, comentou o docente.
Representante da turma B, o formando Lamon Florentino usou palavras de Paulo Freire para apontar o papel do professor Alexandre na vida deles. “Como diria um dos maiores educadores do país, a educação não transforma o mundo por si só, a educação transforma as pessoas e as pessoas transformam o mundo. E o professor Alex é uma dessas pessoas, que não só transformou uma vida, mas várias e nesse ano de 2024 vai transformar ainda mais".
Outro professor homenageado foi o paraninfo da turma A, Marcos Tenório, professor das turmas, por dois anos seguidos. “Ele sempre foi um grande amigo da turma, guiando-nos com seus conselhos e ensinamentos, que sem dúvida alguma, enriqueceram o nosso ensino médio. Ele sabia chamar a nossa atenção, quando necessário, e nos repreender quando precisava, mas sempre deixando claro que era para o nosso próprio bem. Com seu jeito firme, porém acolhedor, o professor Marcos se tornou uma figura inesquecível em nossas vidas”, discursou o formando Luís Antônio.
Percalços da primeira turma
Também homenageada pela turma A, Talita lembrou que os formandos enfrentaram dificuldades como falta de professores, laboratórios, o período de pandemia, mas ainda assim estão fazendo história, ao inaugurarem a oferta do Ensino Médio no Campus.
“Esse momento é único para a unidade de São Miguel dos Campos: a formação das primeiras turmas do primeiro curso integrado do Campus, que já tinha 10 anos, mas ainda não tinha um curso integrado. Esse momento concretiza o cumprimento da nossa missão, do Instituto Federal de Alagoas, de promover a educação do nível médio e integrar à sociedade cidadãos capazes de transformar a região e a sociedade, com conhecimentos que adquiriu aqui, mas também com ética, porque vocês conviveram com servidores que sempre prezaram pela ética, pela boa convivência, pela amizade saudável, enquanto passavam conhecimento para vocês”.
A pró-reitora enfatizou que a oferta dos cursos integrados ao Ensino Médio pelo Ifal foi um sonho coletivo para o Campus São Miguel, “que só foi possível a sua concretização porque muitas pessoas sonharam juntas e acreditaram nesse sonho. Eu queria destacar o papel da professora Talita, que mesmo em condições adversas, mesmo em período pandêmico, mesmo sem o Governo Federal liberar novos professores e técnicos, ou recursos para garantir pesquisa, extensão e assistência estudantil, mesmo assim, se não fosse Talita, a sua coragem, não estaríamos celebrando a certificação dessas moças e desses rapazes, que agora são profissionais que têm um diploma com a marca do Instituto Federal de Alagoas”, lembrou Cledilma.
Apesar de ter sido inaugurada em 2010, no município de São Miguel dos Campus, com a oferta do curso subsequente em Segurança do Trabalho, foi apenas 2021 que a unidade iniciou as atividades do curso integrado ao Médio em Informática para Internet. As primeiras aulas na sede definitiva aconteceram em 2022, após o período pandêmico. Em 2024, a unidade passa a ofertar também o médio integrado em Segurança do Trabalho.