Você está aqui: Página Inicial > Campus > São Miguel dos Campos > Notícias > Ifal São Miguel abre as portas para a comunidade na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
conteúdo

Notícias

Ifal São Miguel abre as portas para a comunidade na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Evento de divulgação científica é gratuito e ocorre também no Campus Marechal Deodoro até a sexta-feira (24)
por Jhonathan Pino publicado: 22/10/2025 13h56, última modificação: 23/10/2025 08h22

A unidade de São Miguel dos Campos deu início, nesta quarta-feira (22), a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com participação do Instituto Biota e apresentações artísticas do Balé Municipal Sonhos na Ponta do Pé, do Município de Campo Alegre e da Banda de música maestro Bráulio Pimentel, marcando uma programação extensa voltada à difusão científica.

Balé Municipal Sonhos na Ponta do Pé, do Município de Campo Alegre  abriu a SNCT NO Campus São Miguel.png

Com o tema "Planeta água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território", a mesa de abertura contou com a presença da pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Eunice Palmeira, da diretora substituta do Campus, Lucielma Semião, do prefeito do município de São Miguel dos Campos, George Clemente e da coordenadora da SNCT na unidade, Flávia Bartira.

Na cerimônia, Flávia lembrou que seu primeiro contato com a divulgação científica foi na antiga Escola Técnica, hoje Campus Maceió. Para ela, eventos como esses são marcos.Mesa de abertura contou com Eunice Palmeira, Lucielma Semião, George Sarmento e Flávia Bartira.jpeg

“Durante o evento, a comunidade tem a oportunidade de conhecer os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino desenvolvidos por alunos e servidores do Ifal. Em um momento de cortes nas instituições de fomento à ciência, sinto muito orgulho de realizá-lo com parceiros como a prefeitura do município”, disse Flávia.

A diretora de ensino agradeceu o empenho da professora Flávia na realização da Semana desde 2023, na unidade, com a proposta de abrir o campus para toda a comunidade.

“Desde então, ele vem crescendo anualmente e graças a vocês, alunos que participam desse evento grandioso, que busca reunir ciência, tecnologia e sustentabilidade”, salientou Lucielma.João Antônio fez palestra de abertura com a presentação de atividades de sensibilização e preservação no litoral alagoano, desenvolvidas pelo Biota.jpeg

Para Eunice, é por meio de eventos como esse que são criadas perspectivas de mudança na vida das pessoas. Ela relembrou seu passado humilde, como filha de mecânico e doméstica, em Joaquim Gomes, e como a sua trajetória foi alterada a partir do momento em que foi aluna da instituição.

“Nós estamos no maior evento de popularização da ciência no Brasil. O país inteiro está conhecendo o que vem sendo produzido por professores, técnicos e alunos nas universidades e institutos. Aproveitem o evento, a infraestrutura a as experiências dessa semana para transformar as suas vidas”, reforçou.

No mesmo dia aconteceu a 1ª Feira da Horta Urbana Sustentável do Projeto HUB-S (Semagri); Interação Realidade Virtual, com a Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti); a exposição da Fauna Brasileira, com a Polícia Militar de Alagoas (PMAL) e da Fauna Marinha, com o Projeto Meros Brasil.Visitantes se informam sobre Fauna Marinha, com o Projeto Meros Brasil.jpeg

Marechal tem terceira edição do SNCT

A SNCT continua nos dias 23 e 24 de outubro não só no Campus São Miguel, como em Marechal Deodoro. No primeiro terá apresentações de experimentos nos laboratórios de Química, Física, Matemática, Espaço 4.0 e biblioteca do campus, oficinas, além de exposições. Em Marechal, a semana começou no último dia 21 e conta com feiras mostras, festival gastronômico, premiações e homenagens.