Você está aqui: Página Inicial > Campus > São Miguel dos Campos > Notícias > Ifal lança terceira edição do projeto “São Miguel dos Campos nas Olimpíadas de Química”

Iniciativa ampliou projeto para alunos de Palmeira dos Índios.
por Jhonathan Pino publicado: 18/09/2023 09h38, última modificação: 18/09/2023 09h38

Alunos de nove escolas estudantes do 9º e 1º ano de nove escolas de São Miguel dos Campos, da rede municipal, estadual e privada participaram do lançamento da 3ª edição do projeto de extensão e PIBIC JR, “São Miguel dos Campos nas Olimpíadas de Química”, realizada na tarde da última quinta-feira (14), no auditório da unidade do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), no município.

Por meio do projeto, o grupo de Treinamento Intensivo para as Olimpíadas de Química (TIOQ) vem formando alunos de escolas do município para competições de conhecimentos na área. Ele nasceu no Campus São Miguel dos Campos, em 2021, com a oferta da primeira turma do curso médio integrado de Informática para Internet e atualmente também está presente no Campus Palmeira dos Índios.15 certificados foram entregues a participantes da OALQ NO MUNICÍPIO.jpeg

Em São Miguel dos Campos, o TIOQ é coordenado pela professora Flávia Bartira e pelo professor de Química, Wanderson Silva. Em Palmeira dos Índios, pelo professor Natiel Johson. Eles se revezam com a realizam de aulas remotas aos sábados para alunos dos dois municípios e ao longo dos últimos anos vem obtendo medalhas e certificados de reconhecimento nas olimpíadas de Química.

No lançamento do projeto deste ano, a programação contou com a apresentação cultural da equipe do projeto ArtIfal, Musicando, sob a regência do professor Levy Brandão, que antecipou a entrega de quinze certificados de menção honrosa, além da medalha de prata, obtida na Olimpíada Alagoana de Química 2022, pela estudante Dayane Luzia Barbosa da Silva.

“A oportunidade de participar da Olimpíada Alagoana de Química (OALQ) surgiu quando o professor de química juntamente com o TIOQ me apresentou a oportunidade. Eu nunca tinha participado da olimpíada, foi a minha primeira vez e foi uma honra conseguir representar o Ifal, sendo medalhista de prata. Agradeço ao TIOQ pelo evento que explanou as oportunidades que a olimpíada tem na nossa vida, tanto agora, quanto a longo prazo no nosso currículo. Foi um prazer ter participado e recebido a minha medalha", comentou Dayane Luzia, na ocasião.

Alunos em visita ao Espaço 4.0.jpegAinda no mesmo dia, os alunos das escolas visitantes ouviram um relato de experiência do aluno Lamon Florentino, medalhista na OALQ 2021, e participaram de um tour guiado aos laboratórios do campus, de química; física e matemática; microbiologia; geografia e meio ambiente; de hardware e Espaço 4.0.

Para a coordenadora do projeto em São Miguel, é uma grande alegria fazer parte da equipe TIOQ e poder acompanhar o crescimento, conquistas dos estudantes.

“Inicialmente o projeto era apenas para estudantes do Ifal, campus São Miguel dos Campos, hoje estamos em Palmeira dos Índios e em nove escolas do município de São Miguel dos Campos. A grande novidade é que esse ano com o fomento da Fapeal [Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas] será possível levar para as escolas o Show de Química que estamos organizando, pois os jalecos, reagentes e equipamentos de proteção individual já estão sendo providenciados”, comentou Flávia Bartira.Nove escolas do município participaram da cerimônia de abertura do projeto.jpeg

A estudante Gabriely Vitória, que que faz parte do TIOQ desde 2021, disse ser emocionante ver o quanto que o TIOQ cresceu desde o seu começo lá em 2021.

“Atualmente o TIOQ conta com mais de 20 monitores com a parceria com o Ifal de Palmeira dos índios. O evento de abertura da 3° edição do TIOQ, traz consigo uma dose de esperança para os jovens presentes e novas oportunidades para os mesmos”, pontuou.

O grupo TIOQ, é um grupo de fluxo contínuo e está disponível para dúvidas, no perfil do Instagram @tioq.ifal.