Você está aqui: Página Inicial > Campus > Santana do Ipanema > Notícias > Vestibular 2024.1: Ifal Santana convoca candidatos para procedimento de validação da autodeclaração étnico-racial

O edital é destinado aos inscritos nas categorias L2, L6 e L8, autodeclarados pretos, pardos, indígenas e/ou quilombolas
publicado: 22/02/2024 10h48, última modificação: 22/02/2024 10h48

Por Isabelle Guedes, estagiária de Jornalismo*

O campus Santana do Ipanema divulgou nesta quinta-feira (22/02), o Edital nº 67/2023, referente a 1ª convocação para procedimento de validação da autodeclaração étnico-racial dos candidatos que se inscreveram nas cotas do vestibular 2024.1, voltado ao curso de Administração. A aferição será presencial, nesta segunda-feira (26/02).

Devem comparecer ao procedimento os candidatos que optaram no ato da inscrição por uma das cotas destinadas a quem cursou todas as séries do ensino médio em escola pública, que se autodeclaram negros (pretos ou pardos) (L2 e L6) e indígenas; estes deverão apresentar à comissão o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) ou Declaração da FUNAI ou a Declaração de Pertencimento Étnico de Comunidade Indígena (ANEXO III), juntamente do documento de identificação (RG).

Os candidatos que optaram no ato da inscrição pela conta destinada a Quilombola (L8) deverão apresentar Declaração da Fundação Cultural Palmares, na qual conste que o/a estudante quilombola reside em comunidade remanescente de quilombo, ou Declaração da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq), ou Declaração de sua respectiva comunidade sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por, pelo menos, 3 (três) lideranças reconhecidas, disponibilizada no Anexo IV deste edital.

O procedimento de heteroidentificação deverá ser gravado em vídeo e registro fotográfico, para, em caso de recurso ou denúncia, uma nova comissão de comprovação de veracidade de autodeclaração analisar a filmagem. O candidato deverá assinar um termo de autorização de uso de imagem, disponível no anexo II do edital, antes de entrar na sala de verificação.

No edital consta uma lista com horários que os candidatos devem se apresentar para o procedimento presencial, que ocorrerá no campus Santana do Ipanema.

O resultado preliminar deverá ser divulgado no dia 27 de fevereiro, com interposição de recursos contra o resultado no mesmo dia. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 29 de fevereiro.

Confira o edital completo, as orientações gerais e o roteiro de procedimento.

*Sob a supervisão de Jhonathan Pino, jornalista