Você está aqui: Página Inicial > Campus > Santana do Ipanema > Notícias > Solidariedade no Sertão: Entrega de alimentos à Casa do Menor em Santana

Solidariedade no Sertão: Entrega de alimentos à Casa do Menor em Santana

publicado: 03/04/2017 07h34, última modificação: 03/04/2017 07h34

A solidariedade marcou o dia 29 de março no campus Santana do Ipanema do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. Recebendo integrantes da Casa do Menor São Miguel Arcanjo, organização sem fins lucrativos que atua no município, estudantes e servidores deste campus do IFAL puderam conhecer um pouco dos serviços prestados pela instituição à comunidade, sobre a realidade vivenciada pelos jovens que ela atende e em um ato de compromisso e de ajuda ao próximo mais necessitado retribuir a visita com a doação de aproximadamente 290 quilos de alimentos não perecíveis arrecadados durante a última Gincana Sociocultural do campus.

“Um encontro como este permite aproximar a escola da comunidade e em mais uma ação contribuir para a transformação da região”, afirma o professor Sebastião da Silva Jr. Chefe do Departamento Acadêmico do campus e um dos integrantes da Comissão Organizadora da III Gincana. A Gincana teve o objetivo de trabalhar algumas competências e habilidades que no dia a dia de sala de aula nem sempre se consegue, “uma das propostas era justamente poder contribuir com a comunidade oferecendo aos mais necessitados algum alento, a arrecadação de alimentos foi o caminho escolhido por vivenciarmos um momento de crise no país e ser o alimento dos recursos mais caros e essenciais à vida”, como aponta o professor Fábio Lau, coordenador do evento.

Em 2008 a Casa do Menor começa um projeto de prevenção e educação entre crianças e adolescentes da região do Sertão de Alagoas, em particular na cidade Santana do Ipanema. Nesta região funciona com uma Casa Família, onde são acolhidos crianças e adolescentes abandonados ou em situação de risco social. Os acolhidos passam a semana junto com os missionários, que cuidam deles como filhos. Além de terem uma casa, as crianças recebem escola, formação humana, esportes, atividades artísticas e sobretudo, o carinho e o amor de uma família, algo que no geral não possuíam.

“Pode parecer pouco, mas esses 290 quilos de alimentos ajudarão bastante, pois temos um orçamento apertado para atender aos quatorze jovens que acolhemos e manter a estrutura e as atividades que desenvolvemos para a comunidade”, é o que revela o missionário Cícero, responsável pela administração desta Casa do Menor. Apesar de pequena comparada a outras sedes da instituição pelo país, no Sertão alagoano a organização presta um serviço significativo não somente às crianças e adolescentes acolhidos, mas se abre à comunidade com diversas atividades de caráter sociocultural, como aulas de ballet para jovens e adultos, sapateado, violão, percussão, dentre outros, sempre impulsionados pela missão solidária.

Sendo uma organização sem fins lucrativos, a instituição necessita de doações e da parceria com a sociedade civil e outras instituições para se manter. Após a inspiradora visita ao Instituto Federal alagoano em Santana do Ipanema, fica o aprendizado para aqueles que compõem o IFAL e a missão de estreitando o laço com esta e outras organizações do tipo reforçar a sua atuação nessa região do estado e assim continuar a promover o humano com cada vez mais afinco. Em época de oferta de novos cursos de extensão, vê-se a Casa do Menor São Miguel Arcanjo como uma das necessárias e possíveis parceiras no ano de 2017.

Um dos menores atendidos pela Casa, de dezessete anos de idade, participando da entrega dos alimentos no campus Santana, fala emocionado, timidamente, mas com um largo sorriso no rosto e em poucas palavras para a comunidade do IFAL que se sente “feliz e amado como um filho da Casa do Menor”, revelando o valor de ações como esta.

Levy Brandão professor de Sociologia nesse campus do IFAL e integrante da comissão organizadora da III Gincana aponta que “em um momento histórico marcado por individualismos crescentes, uma fragilização cada vez maior dos laços humanos, no qual somos estimulados constantemente ao egocentrismo, ter contato com pessoas que dedicam a sua vida a ajudar tão belamente o próximo pode ser energia motivadora para que saiamos do nosso mundinho mais particular e olhemos mais sensivelmente para os outros, quem sabe nos motive a um engajamento em prol da construção de um mundo mais igualitário e justo, um mundo onde deixemos cada vez mais de práticas esvaziadas e evanescentes e cultivemos mais largamente o amor”.

Para doações à Casa do Menor São Miguel Arcanjo, ou maiores informações, acessar os links: