Você está aqui: Página Inicial > Campus > Santana do Ipanema > Notícias > Sitecc 2025 promove a “Era Digital e Convergência de Saberes” no Campus Santana
conteúdo

Notícias

Sitecc 2025 promove a “Era Digital e Convergência de Saberes” no Campus Santana

Evento organizado por alunos e servidores ofereceu três dias de palestras, oficinas e mostras sobre tecnologia, ciência e cultura
publicado: 25/09/2025 15h58, última modificação: 25/09/2025 15h58

Por Lais Marques, estagiária de Jornalismo*

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Santana do Ipanema, sediou, de 18 a 20 de setembro, a quinta edição da Semana Integrada de Tecnologia, Ciência e Cultura (Sitecc). Com a temática "Era Digital e Convergência de Saberes", o evento explorou diferentes áreas do conhecimento que se conectam por meio das tecnologias digitais.

Comunidade acadêmica acompanhou palestras, oficinas e mostras sobre tecnologia, ciência e culturaA Sitecc contou com a participação de estudantes, professores e escolas da região. Os alunos do Ifal contribuíram ativamente para a organização do evento. Quem participou pôde prestigiar apresentações de trabalhos dos projetos de ensino, pesquisa e extensão, mostra de experimentos de física, química e matemática, sala temática de astronomia e ciências, integração do espaço 4.0, mostra de profissões, palestras com os temas voltados a saúde mental, pescado e planejamento de resultados. Além disso, os estudantes também puderam participar de oficinas dos mais variados temas: desde tecnologia até educação financeira.

Comunidade acadêmica acompanhou palestras, oficinas e mostras sobre tecnologia, ciência e culturaPara o professor Aroaldo de Souza Santos, presidente da Comissão Organizadora, o evento reforçou o papel do campus na integração entre ciência, tecnologia, cultura e sociedade. “O evento aproximou estudantes, professores e comunidade, com o objetivo de fortalecer a identidade do campus como referência em ensino, pesquisa e extensão. Além disso, reafirmou o compromisso institucional com a inovação digital e com a valorização da pluralidade de saberes”, destacou.

Comunidade acadêmica acompanhou palestras, oficinas e mostras sobre tecnologia, ciência e culturaSobre a experiência dos alunos, o professor aponta que as vivências durante a Sitecc foram além do conteúdo formal de sala de aula: “Esses estudantes tiveram contato com experiências práticas, debates e atividades que dialogam diretamente com os desafios da sociedade contemporânea e com as transformações da era digital”.

O professor ainda reforçou o papel do Ifal como instituição de ensino: “As diversas atividades proporcionam momentos de troca e inspiração que fortalecem o papel do Ifal como instituição formadora e transformadora. Vale destacar a aprendizagem para a vida que a V Sitecc vai deixar para os estudantes do campus, uma vez que esses alunos se dedicaram intensamente à organização do evento”.

*Sob a supervisão de Elaine Rodrigues, jornalista.