Você está aqui: Página Inicial > Campus > Santana do Ipanema > Notícias > Pronatec inicia novo ciclo de formação no Campus Santana

Pronatec inicia novo ciclo de formação no Campus Santana

Cursos de Fotógrafo e Edição de vídeos leva qualificação a 100 santanenses

publicado: 30/11/2017 20h41, última modificação: 30/11/2017 21h11
Exibir carrossel de imagens Alunos lotam auditório em aula inaugural do Pronatec

Alunos lotam auditório em aula inaugural do Pronatec

Interiorizar o acesso ao ensino técnico tem sido uma das ações mais sucedidas dentro da política educacional nos últimos anos. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC, tem significado oportunidade  para milhares de sertanejos. Neste semestre, 100 novos alunos serão capacitados pelo programa no Campus Santana e vivem a expectativa de uma colocação no mercado de trabalho.

Desde 2011, o PRONATEC tem garantido o desenvolvimento regional, articulando as demandas prioritárias de cada localidade e atendendo a trabalhadores e alunos do ensino médio ou concluintes do mesmo.

Cursos Ofertados

Imagem 5No Campus Santana, serão ofertados dois cursos de formação inicial e continuada, os chamados FIC, e quem gosta de se comunicar terá um motivo a mais para se dedicar nessa busca por qualificação. O motivo? Os cursos ofertados são de Fotografia e Edição de Vídeos, ligados ao Ministério da Cultura. Mas se engana quem pensa que os cursos, caracterizados pelo aligeiramento, não tem um olhar humano. A matriz curricular do programa reserva espaço para disciplinas da formação humana, como Empreendedorismo.

Além dos novos cursos, atualmente o Campus Santana está com a oferta do Técnico Concomitante, na Unidade Remota do programa, no município de Major Izidoro. Os alunos contam com um reforço na formação, recebem material didático e auxílios para alimentação e transporte.

Aula Inaugural

Gilberto Neto, Diretor do Campus, em fala na abertura do cursoNa aula inaugural do programa, vários rostos jovens e novatos se destacaram, mas houve espaço para rostos conhecidos no mercado de trabalho, como o de Amilson Teles, fotógrafo consagrado e reconhecido pelos santanenses, que falou sobre a motivação com o curso: “Estou feliz pela oportunidade com o curso e com a possibilidade de ganhar mais conhecimento, incluindo a formação humana, que acrescentará bastante a parte técnica que já domino”, destacou o fotógrafo.

A abertura oficial dos novos cursos contou com a presença do Diretor Geral do Campus, Gilberto Gouveia Neto, que destacou o carinho com o programa.  O atual gestor, coordenou o programa em Santana por mais de três anos. “É importante dar continuidade ao PRONATEC e a gestão do Campus está à disposição para incrementar a formação educacional de todos vocês”, destacou Gilberto.

Rosangela Cerqueira, Coordenadora Geral do PRONATEC no Ifal, destacou o perfil dos cursos e o compromisso do Campus com o desenvolvimento da região: ”Nossos cursos estão alinhados com a necessidade atual e atendem a uma demanda da sociedade. A interiorização do programa aumenta nosso raio de ação e leva educação de qualidade gratuitamente a milhares de pessoas, que pagariam caro por um curso como esse no mercado atual”, destacou a gestora, que conduz o programa desde o início no Ifal, em 2012.

Representando a Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema, demandante dos cursos, a Diretora do Trabalho, Daniela Vieira, recepcionou os discentes. “Estivemos com vocês no momento das inscrições e estamos à disposição para colaborar com vocês ao longo do curso”, destacou a diretora.  À frente da Coordenação  Adjunta do Campus Santana há mais de um ano, André Araújo ressalta a importância do programa: ”Levamos conhecimento a dezenas de cidades um pouco distantes de Santana, como fizemos com Mata Grande e Inhapi. Isso fortalece o compromisso do Campus com todo sertão”. Completam a equipe, o supervisor pedagógico, Diego Alves, e o apoio de atividades administrativas, Jonas Alencar.

Outra marca do programa é o resgate da autoestima e a elevação da escolaridade, possibilidade o acesso dos sertanejos a níveis mais elevados do ensino. Não são raros os casos de ex-alunos do Pronatec que voltam ao Ifal para cursos superiores de tecnologia. “Sempre tive muita vontade de participar dos cursos do Pronatec e vi nele a possibilidade de incrementar minha formação”, afirmou Clarissa Lima, aluna do Curso FIC em Edição de Vídeos. Até março do próximo ano, a expectativa é de entregar ao mercado de trabalho mais uma leva de profissionais qualificados.