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Projeto garante acesso de alunos da rede pública ao IFAL

PROIFAL já colhe frutos de sua atuação na região do sertão

publicado: 18/07/2017 10h32, última modificação: 18/07/2017 11h26
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PROIFAL atende a 60 estudantes da região do sertão.

O projeto


O desafio é grande: triplicar as matrículas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. É o que prevê o Plano Nacional de Educação – PNE até o final de 2025, o que representaria mais de 5 milhões de novos alunos na modalidade, que hoje possui aproximadamente 1,7 milhões de discentes. Mais que isso: o PNE conta com a expansão de pelo menos 50% das vagas em instituições públicas e aponta a responsabilidade dos institutos federais na interiorização e na redução das desigualdades regionais no acesso à Educação Profissional, oportunizando a chegada de alunos da rede pública de ensino a essa modalidade.

É nesse cenário que o programa de Extensão PROIFAL que ocupa, nesta semana, nossa série de reportagens especiais sobre os projetos de extensão foi criado para facilitar o acesso ao Ensino Médio Integrado, dos estudantes de escolas públicas de Santana do Ipanema e regiões circunvizinhas. Atendendo aos discentes matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental, a ação tem um cunho inclusivo, à medida que olha com especial atenção para alunos oriundos de comunidades carentes, como forma de elevar a qualidade de vida dessa população que sofre pela ausência de políticas públicas.

O projeto atende 60 estudantes de diversos municípios do sertão, a exemplo de Poço das Trincheiras, Maravilha, São José da Tapera, Olho D´Água das Flores, Dois Riachos, entre outros, e da própria cidade de Santana. As aulas ocorrem sob a supervisão da professora, de Língua Portuguesa, Ana Lady, pelo professor André Carlos, de Matemática e pelo professor Flávio, de História, nas aulas de Atualidades. Durante o projeto, os jovens aprendem e têm contato com todo o conteúdo da prova de seleção que será aplicada no final do ano.


Os Resultados

 

O PROIFAL já colhe frutos de sua atuação. Em 2016, cerca de 20 alunos do projeto lograram êxito e ingressaram no curso Técnico em Agropecuária, do nosso campus. Os relatos de sucesso não param por aí: dos 11 alunos do município de São José da Tapera que participaram do programa no último ano, 10 ingressaram nos campi Santana e Piranhas.

As metas para a continuidade do projeto são audaciosas e estão em conformidade com o Plano de Desenvolvimento do IFAL – o PDI, documento que define a missão e as estratégias para o alcance dos objetivos institucionais. A ação é um marco importante na “interação dialógica com a comunidade”, como o próprio PDI pressupõe e faz parte de um rico trabalho de extensão que aproxima escola e sociedade.

O aluno PROIFAL além de aumentar suas chances de ingresso no instituto, chega à instituição mais preparado para enfrentar as exigências presentes numa escola de qualidade, apontada pelo INEP como a 10ª melhor escola pública de Alagoas, com média acima das escolas particulares, inclusive.

Um dos bolsistas do projeto, Emanuel Davi Medeiros, destaca a importância do PROIFAL: “A importância do PROIFAL é imensa, porque permite que alunos da rede pública cheguem ao ensino técnico sem sentir tanto o choque  com  uma   educação   de   mais   qualidade   e  nível de exigência maior”, ressaltou o aluno, munícipe de Olho D´Água das Flores.

O trabalho dos bolsistas enche de orgulho a Coordenadora do projeto, a Professora Ana Lady da Silva, Mestra em Estudos Literários: “Os bolsistas são alunos maravilhosos, atenciosos, estudiosos, inteligentes, gentis e realizam todas as etapas do projeto. Produzem as provas, exercícios, slides e dão as aulas, sempre com a nossa supervisão. São muito colaborativos e na seleção da monitoria impressionaram pelas altas notas obtidas”, destacou a docente.

Quem também destaca o mérito do projeto é o Diretor-Geral do IFAL Santana, Professor Gilberto Neto: “É uma grande oportunidade para os estudantes que querem ingressar na nossa casa, além de um momento ímpar para os monitores do campus. Os resultados dos anos anteriores foram maravilhosos e vivemos a expectativa de que continuem sendo bastante positivos nos próximos, até por isso nossa gestão abraçou o programa e dá todo suporte para que ele se desenvolva”, salientou o gestor.

 

Execução e Avaliação

 

O projeto ocorre dentro do campus, em dois encontros semanais no período vespertino, às terças e quintas, que duram quatro horas. O cuidado com a avaliação é mais uma das marcas do programa, que realiza bimestralmente simulados com os discentes, no sentido de reavaliar a prática e melhorá-la, além dos próprios alunos acompanharem seu desempenho ao longo do programa.

Mas se depender dos últimos resultados, o PROIFAL seguirá com a mesma atuação. Numa pesquisa de opinião realizada com os discentes do programa, o nível de aprovação da prática pedagógica foi avaliado como excelente. Não houve sequer uma crítica em relação à atuação da equipe. Os alunos do programa quando chegam ao nosso campus e percebem a qualidade e a seriedade do ensino dos professores e dos bolsistas, se esforçam mais para passarem na prova e serem nossos alunos.

Completam a equipe de bolsistas, os alunos Yrla Silva, Maria Clara Melo, Lívia Alves e Lis Tavares. A fala de Lis sobre o projeto revela a importância dele também para os bolsistas: “Está sendo uma experiência incrível, onde nós temos a oportunidade de sentirmos na pele o trabalho do professor e entender as dificuldades que eles enfrentam para levar conhecimento no dia-a-dia da sala de aula. Também podemos adquirir novos conhecimentos, revisar assuntos e até mesmo descobrir afinidades com o ato de ensinar”, frisou a discente que reside em Olho D´Água das Flores.

Das oportunidades oferecidas pelo IFAL, consegui agarrar a de ser bolsista do projeto de extensão Proifal. Este tem sido um grande ganho pessoal, pois poder transmitir o que aprendi aos possíveis futuros alunos do campus é muito gratificante. O fato de passar os conteúdos também me ajudam a não deixar o que já aprendi esquecido e, ao ser bolsista, tento me dedicar cada vez mais à escola para tentar ser exemplo para os demais”, pontuou outra bolsista do programa, a aluna Maria Clara.

Os registros da equipe do projeto reforça tudo o que temos mostrado nos últimos dois meses: o compromisso do IFAL com uma educação democrática e cidadã, que seja mola mestra para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O PROIFAL segue acontecendo até novembro deste ano e pela sua atuação marcante certamente estará garantido para os próximos anos.