Notícias
Projeto do Ifal Santana do Ipanema participa de evento de ciência e tecnologia em Abu Dhabi
Dois estudantes e uma professora do Campus Santana do Ipanema, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), embarcam nesta quinta-feira (25) para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Rômulo Nascimento e Ana Júlia Ramalho, alunos do curso técnico de Agropecuária na unidade, irão apresentar o trabalho intitulado: Ensino de Práticas Agroecológicas na Caatinga, no Movement for Leisure Activities in Science and Technology (MILSET), a ser realizado no Abu Dhabi Centre for Technical and Vocational Education and Training, entre os dias 27 de setembro e 3 de outubro deste ano.
A participação deles no evento se dá após classificação na etapa nacional do MILSET, realizado em Fortaleza, quando apresentaram as atividades de integração desenvolvidas entre estudantes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal Wellington Pinto Fontes, em São José da Tapera, sob a orientação da professora Vitória Régia Ramalho.
A docente recorda que o público atendido pelo projeto é formado por filhos de produtores que moram e convivem com o bioma Caatinga.
“Eles foram estimulados a pensar na excelência no manejo agroecológico da produção de pequenas propriedades familiares, para garantir o acesso às tecnologias e segurança alimentar, gerando produtos de boa qualidade, de acordo com a os pilares fundamentais das práticas agroecológicas, diminuindo a dependência de produtos químicos, manejo agressivo e poluição ambiental”, detalha Vitória.
Evento em Abu Dhabi
O Abu Dhabi Centre for Technical and Vocational Education and Training, ou simplesmente ACTVET, é a sede do maior evento não-competitivo mundial voltado à criatividade científica de jovens aspirantes a cientistas. O evento tem o objetivo de desenvolver cultura científica entre jovens de 9 a 25 anos, reunindo participantes de mais de 50 países, em busca de promover inovação, criatividade em áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM), além de estimular trocas de ideias e oferecer visibilidade para projetos estudantis.