Você está aqui: Página Inicial > Campus > Santana do Ipanema > Notícias > Projeto de extensão promove conscientização ambiental no sertão

Projeto de extensão promove conscientização ambiental no sertão

Ação estuda práticas agrícolas que melhoram o cenário frente ao desafio da seca

publicado: 25/08/2017 09h51, última modificação: 25/08/2017 13h13
Exibir carrossel de imagens Alunos em ação de conscientização com produtores de Olho D´Água das Flores

Alunos em ação de conscientização com produtores de Olho D´Água das Flores

Quando o assunto é clima toda comunidade internacional acende o sinal de alerta. O tema tem sido motivo de discussão nos principais encontros entre as maiores potências do mundo, como China e Estados Unidos, e gerado até crises diplomáticas, com a recusa do atual presidente norte-americano do cumprimento do acordo de Paris. Não é à toa. Pesquisas indicam que as mudanças climáticas são uma grande ameaça para todas as formas de vida no planeta. Com a aceleração da indústria e o consequente aumento da emissão de gases do efeito estufa, pesquisas indicam que a temperatura subiu em média 4º C em apenas um século. A consequência desse fenômeno, segundo a Universidade de Bristol, no Reino Unido, é o desaparecimento de ilhas e até países inteiros, com o derretimento das geleiras e a elevação do nível do mar - estima-se que que até 2100 o mar avance cerca de 1 metro.

Monitores em ação diagnóstica

O reflexo desse processo de aquecimento global pode ser ainda mais danoso à região Nordeste e ao sertão de Alagoas. Aqui o assunto que assusta é a desertificação, degradação da terra que a torna inútil ao homem. Além das ações naturais, esse processo é acelerado pela adoção de medidas inadequadas do homem, como as queimadas e o uso de agrotóxicos. Os dados são alarmantes: em todo país são mais de 1,1 milhão de km2 de área desertificada; em Alagoas há vários municípios com esse processo em expansão, a exemplo de Maravilha, Ouro Branco, Jaramataia, Minador do Negrão, entre outros, todos na região do Médio Sertão.

O projeto

Diante desse cenário, o Campus Santana do Ipanema contribui para a mudança dessa realidade. O projeto de extensão "Consciência Ambiental e Sustentabilidade no Médio Sertão" foi pensado para identificar de que forma as mudanças climáticas estão afetando a agricultura e a pecuária, duas das atividades econômicas mais importante da região. O cenário do estudo é o município de Olho D´Água das Flores, distante 18 km de Santana do Ipanema, no sertão do estado. A ação investiga ações que aceleram o processo de desertificação na região, como as queimadas, o uso de agrotóxicos, desmatamento, poluição das águas e destruição de vegetação das encostas dos reservatórios. O estudo pretende trazer contribuições para reduzir a vulnerabilidade da região.

image3.JPG

O projeto é coordenado pela Professora Cláudia Miranda, Doutora em Biologia Celular e Estrutural. Compõem, ainda, a equipe, os bolsistas José Ranielson Araújo e Thatiane Sousa, alunos do Curso Técnico em Agropecuária. A proposta centraliza seu raio de ação em duas palavras: consciência e sustentabilidade. É que a partir da conscientização de jovens e de produtores rurais sobre a importância da preservação do meio ambiente serão apresentadas medidas de utilização de recursos naturais de forma sustentável.

Para o Diretor do Campus Santana, Professor Gilberto Gouveia Neto, medidas como essa cumprem um importante papel social: "Olhar para a realidade do sertão e contribuir para a transformação de práticas danosas em ações adequadas é fundamental dentro do nosso trabalho. Essa aproximação do IFAL com a comunidade local é uma das nossas maiores aspirações e revela nosso compromisso com o estabelecimento de uma sociedade melhor", apontou o gestor.

image4.JPG

A ação combate a falta de informação no sertão e apresenta medidas que oportunizam o surgimento de um cenário agroecológico sustentável, benéfico às atividades agrícolas. A ideia é acrescentar tecnologia ao conhecimento popular, a fim de que esse produtores se adaptem à realidade climática atual, superando o problema e diminuindo a vulnerabilidade da produção.

Para a coordenadora do projeto, Dra Cláudia Miranda, esse olhar social é decisivo: "É necessário um olhar para medidas de subsistência, integrar conhecimento local e tradicional, buscando alternativas para que, em cada ambiente, a otimização dos recursos naturais possa ser alcançada dentro de uma abordagem à adaptação e à sustentabilidade", afirmou a docente.

Ação de conscientização em escola municipal

O projeto iniciou-se em março e será concluído em dezembro deste ano. Esta matéria faz parte da série especial sobre os projetos de extensão do Campus Santana, que revelam o compromisso social e político da instituição com a região do sertão do estado.