Notícias
Mulheres Mil certifica 220 novas profissionais no sertão
Entrega de certificados ocorreu nos municípios de Poço das Trincheiras e Maravilha
Promover a inclusão educacional e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e social: é com esse objetivo que o programa Mulheres Mil tem transformado a vida de milhares de pessoas pelo país. O programa integra as ações do PRONATEC, iniciativa do governo federal surgida em 2012 para a oferta de cursos técnicos concomitantes e de formação inicial e continuada, os chamados FIC.
O acesso ao programa tem sido cada vez mais expandido dentro do IFAL. Para se ter ideia, apenas entre outubro de 2016 e agosto deste ano foram ofertadas mais de 3 mil vagas, que além de qualificar, promove o importante resgate da autoestima dessas mulheres. Quem reconhece o papel transformador é a gestora do Mulheres Mil, Luiza Jaborandy: “Todos nós temos sonhos, alguns dos quais não conseguimos realizar em face de a vida tomar outros rumos. E dentro da família somos nós, mulheres, quem mais abdicamos deles para nos dedicarmos aos filhos, à casa, ao esposo e vamos deixando esse sonhos adormecidos. O tempo passa e de repente uma oportunidade chega através do programa e, apesar das dificuldades, o Mulheres Mil acorda esses sonhos adormecidos e renova essas vidas”, afirmou Luiza em cerimônia de certificação no município de Poço das Trincheiras.
Na última quarta-feira, dia 16, o Mulheres Mil certificou 220 bolsistas dos municípios de Maravilha e Poço das Trincheiras, unidades remotas ligadas ao Campus Santana. Com a parceria das prefeituras locais, o acesso aos cursos chegou até as regiões rurais dos municípios, como a comunidade do Alto do Tamanduá, em Poço das Trincheiras, que ainda hoje conserva a cultura quilombola e que teve mulheres certificadas no Curso FIC de Artesã de Bordado a Mão. Na cidade de Poço das Trincheiras ainda houve oferta de mais uma turma no mesmo curso da zona rural, além de turmas nos cursos FIC de Artesã de Pintura em Tecido e de Masseira. Em Maravilha foram ofertados os cursos FIC de Artesã em Bordado a Mão, Agente de Alimentação Escolar e Cartonageira.
Supervisor do programa na região do sertão, Rafael Balbino é um entusiasta do programa. “Desde 2015 que identificamos as demandas na região e graças a parceria com as prefeituras conseguimos viabilizar a oferta desses cursos, que acabam transformando a vida dessas mulheres”, destacou o servidor do Campus Santana na cerimônia de certificação em Poço das Trincheiras.
Representando o Reitor do IFAL, o Diretor do Campus Santana, Gilberto Gouveia Neto, salientou a importância de manter o foco e a perseverança na busca pelos sonhos: “A caminhada é árdua, mas vocês tiveram coragem para enfrentar todas as barreiras durantes este curso. Vocês agora recebem um certificado do IFAL, uma instituição que preza pelo ensino público de qualidade”, afirmou Gilberto.
Estiveram prestigiando o evento o Coordenador do PRONATEC no Campus Santana, André Luiz e toda equipe sistêmica do programa. Após a entrega dos certificados, uma bela festa marcou as cerimônias de certificação do Mulheres Mil nos municípios sertanejos. O Campus Santana reforça seu compromisso com uma educação inclusiva e cidadã. Você encontra as fotos oficias do evento no álbum exclusivo na nossa fanpage.