Você está aqui: Página Inicial > Campus > Santana do Ipanema > Notícias > Gincana Sociocultural – Conhecimento, desafios, engajamento e diversão
conteúdo

Notícias

Gincana Sociocultural – Conhecimento, desafios, engajamento e diversão

publicado: 09/03/2017 10h23, última modificação: 09/03/2017 11h13

23 de fevereiro amanheceu diferente no campi Santana do Ipanema do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. Muitas cores representavam a alegria e estampavam as paredes da escola, talvez buscassem refletir a efervescência da juventude daqueles que a fazem diariamente, a decoração anunciava o carnaval, além disso, preparava o ambiente para a III Gincana Sociocultural da Instituição.

 

Fez-se um dia letivo marcado pela festa, muita animação, fruto da integração entre educadores e educandos, daqueles no qual se aprende com leveza e brincando, de claro engajamento dos seus participantes, de reforço das suas cidadanias e exercício solidário, realizando-se com base no ideal de uma escola que mira uma formação mais integralizada do ser, não somente de transmissão de conhecimentos, conteúdos pré-moldados e pré-fabricados, mas que também e principalmente se volta para o estímulo e desenvolvimento de diversas competências e habilidades importantes no cotidiano e para toda a vida.

 

“Boa convivência, olhar para o próximo, trabalhar a sensibilização, para além do instruir, o trabalhar de conteúdos e de matérias”, segundo o professor de Artes Fábio Lau, coordenador da III Gincana, é o que permite um evento como este. Foram muitas “brincadeiras e provas que favoreceram a integração, a convivência, as boas práticas, o aperfeiçoamento das posturas individuais, coletivas, o disciplinamento para as relações humanas, o trabalho em equipe, o cumprimento de regras, propondo sempre a superação e o ir além”.

 

Com seis equipes participantes, compostas espontaneamente por estudantes mesclados das várias turmas do campi, cada grupo capitaneado por um ou mais professores com os quais os jovens educandos se afinam, o evento trouxe desafios aos participantes: de conhecimentos, com o Quiz de perguntas e respostas; físico, com as provas da corrida de sacos, corrida com o ovo e a brincadeira de passar por debaixo da cordinha; à criatividade, desenvoltura e desinibição, através do desfile de fantasias, estandartes e performance; à capacidade e potencial solidário dos jovens, com a prova para arrecadação de alimentos não perecíveis.

 

Nesse ponto, “do lado social e solidário, conseguimos uma arrecadação de 281 kg de alimentos a serem doados a pessoas menos favorecidas, algo belíssimo, atender à demanda do próximo, mesmo sem conhece-lo, ação que vem justamente nesse propício momento de crise, desemprego, dificuldade pelo qual o país passa”, enaltece o professor coordenador do evento.

 

“Diversidade, descontração, um sucesso, algo estimulante, que nos convidava a participar efetivamente”, assim foi o evento para a estudante Marine, do segundo ano do curso integrado de Agropecuária. A III Gincana foi construída com a participação de muitas pessoas, uma equipe de docentes e técnicos administrativos, que comprometeram-se em organizar um ambiente que refletissem as “muitas ideias e solicitações dos alunos, que colaboraram”, como aponta Fábio, buscando realmente um dia a romper com a rotina da escola.  

 

Finalizando e completando o dia e a festa, um lanche coletivo, com frutas, sucos, sanduíches, um ambiente voltado para a confraternização, tudo animado e bem no clima de carnaval com muito frevo, som que ficou a cargo de um grupo musical da região. Como ressalta a estudante Marine, “que venham outras gincanas”.