Você está aqui: Página Inicial > Campus > Santana do Ipanema > Notícias > Ifal Santana realiza colação de grau de cursos de Aquicultura e Agente de Desenvolvimento Cooperativista
conteúdo

Notícias

Ifal Santana realiza colação de grau de cursos de Aquicultura e Agente de Desenvolvimento Cooperativista

Cursos fazem parte de programa de Formação Inicial e Continuada do Ifal
publicado: 18/02/2025 12h39, última modificação: 18/02/2025 12h39

Por Samuel Pontes, estagiário de Jornalismo*

O  Campus de Santana do Ipanema celebrou no dia 7 de fevereiro, em parceria com a Prefeitura Municipal de Poço das Trincheiras e Secretaria Nacional de Aquicultura, a formatura dos estudantes dos cursos de Aquicultura e Agente de Desenvolvimento Cooperativista, como modalidade de Formação Inicial e Continuada do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). O evento contou com a presença das autoridades locais, representantes do Ifal, dos municípios e da comunidade. 

No local, o diretor do Campus, Thales Pantaleão, lembrou que as áreas de Aquicultura e Cooperativismo são destaques no desenvolvimento da região. “A aquicultura, atividade que envolve o cultivo de organismos aquáticos, tem se mostrado uma alternativa viável e sustentável para a geração de emprego e renda, especialmente em regiões com potencial hídrico como o sertão alagoano. Já o cooperativismo, modelo de organização que valoriza a colaboração e o trabalho coletivo, fortalece a economia local e promove a inclusão social”, pontuou. Diretor do Campus,Thiago Pantaleão, com formanda.jpg

Durante a cerimônia, o reitor Carlos Guedes reforçou o compromisso da instituição em levar educação de qualidade e oportunidades de capacitação para todas as regiões de Alagoas, contribuindo para a redução das desigualdades e o fortalecimento da economia local.

“Os cursos oferecidos pelo Ifal, em parceria com a Prefeitura de Poço das Trincheiras e a Secretaria Nacional de Aquicultura, são exemplos de como o conhecimento pode abrir portas e mudar trajetórias. Para muitos dos formandos, essa certificação representa não apenas a conclusão de um curso, mas o início de uma nova fase, repleta de possibilidades”, acrescentou Pantaleão. 

*Sob a supervisão de Jhonathan Pino, jornalista.