Notícias
Ifal Santana do Ipanema realiza plantio de algodão agroecológico
A Fazenda Escola do Instituto Federal de Alagoas campus Santana do Ipanema (Ifal) realizou na última quarta-feira (11), mais uma atividade prática em parceria com a Embrapa Algodão, marcando o início do plantio de diferentes variedades de algodão em consórcio com culturas alimentícias, sob o sistema agroecológico.
Esta iniciativa visa difundir tecnologias agrícolas sustentáveis entre os agricultores familiares da região, revitalizando o cultivo do algodão – uma cultura tradicional do semiárido – e promovendo a segurança alimentar por meio da diversificação produtiva.
O evento começou com uma formação no auditório do campus, onde os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos por meio das palestras “O Algodão Agroecológico em Consórcio, ministrada pelo pesquisador da Embrapa, Frederico Lisita e “Técnicas de Plantio do Algodão Agroecológico e seus Consórcios”, apresentada pelo pesquisador Melchior Batista, também da Embrapa.
Em seguida, na Fazenda Escola, foi realizada a atividade prática de campo, conduzida pelos pesquisadores da Embrapa, Frederico Lisita e Melchior Batista, com a colaboração de Rafael Balbino (Coordenador da Fazenda Escola), André Araújo (Engenheiro Agrônomo do IFAL) e do professor João Manoel. Os alunos do Curso Técnico em Agropecuária do IFAL participaram ativamente, colocando em prática os conhecimentos adquiridos.
Foram implantadas Unidades Demonstrativas com cultivares de algodão (BRS 416, BRS Verde e BRS Rubi) consorciadas com culturas alimentícias como milho, feijão, amendoim e gergelim (BRS Anahi).