Notícias
Ifal Santana do Ipanema realiza atividade prática em parceria com a Embrapa Arroz e Feijão
Por Sâmia Cardeal, jornalista
No início deste mês, alunos do Campus Santana do Ipanema do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) participaram de uma atividade prática na Fazenda Escola, localizada a cerca de 3 km da sede do campus. Em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Arroz e Feijão, a ação realizada nos dias 3 e 4 de junho, teve como objetivo a implantação de unidades experimentais e demonstrativas com variedades de feijão, visando promover o desenvolvimento agrícola na região.
A Fazenda Escola do Ifal possui uma estrutura administrativa e uma área agrícola destinada à realização de aulas práticas, experimentos e dias de campo. A iniciativa visa encontrar alternativas de cultivo que possam beneficiar os produtores locais, alinhando-se a um dos principais objetivos da instituição: promover o desenvolvimento regional.
Sob a coordenação do pesquisador da Embrapa, Luís Cláudio de Faria, e dos servidores do Ifal, o professor Augusto Araújo e o engenheiro agrônomo André Araújo, os alunos acompanharam atividades como preparo do solo, regulagem de plantadeiras, adubação e plantio. Futuramente, eles também monitorarão ervas espontâneas, pragas, doenças e a colheita.
Durante a atividade prática na Fazenda Escola, foram realizadas implantação de Unidades Demonstrativas e de experimentos do programa de melhoramento genético do feijoeiro comum da Embrapa. Confira os detalhes abaixo.
Implantação de Unidades Demonstrativas:
Variedades de feijão comum: 5 cultivares do grupo carioca (BRS FC 104, BRS FC 310, BRS FC 409, BRS FC 414 e BRS FC 415), 1 cultivar do grupo mulatinho (BRS FS 307), 1 cultivar do grupo preto (BRS FP 403) e 1 linhagem com tolerância à seca (em fase de validação).
Cada cultivar foi semeada com a plantadeira ocupando uma área de 200 m², totalizando 1600 m² para as 8 cultivares.
Implantação de experimentos do programa de melhoramento genético do feijoeiro comum da Embrapa:
Foram realizados 4 experimentos de VCU (Valor de Cultivo e Uso): 1 VCU do grupo carioca de ciclo normal, 1 VCU do grupo carioca de ciclo precoce, 1 VCU do grupo preto e 1 VCU do grupo mulatinho. No total, foram testadas 57 linhagens nesses experimentos.
O diretor geral Campus Santana do Ipanema, professor Thales Pantaleão, destacou a importância dessa parceria: "A cooperação técnica entre Embrapa, Ifal e a Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema busca capacitar estudantes e agricultores, promovendo inovações na produção agrícola da região. A instalação dessas unidades demonstrativas reforça a importância de aprimorar o sistema produtivo local, contribuindo para um desenvolvimento sustentável e inovador no semiárido alagoano".