Você está aqui: Página Inicial > Campus > Santana do Ipanema > Notícias > Ifal Santana do Ipanema realiza atividade prática em parceria com a Embrapa Arroz e Feijão

Ação aconteceu na Fazenda Escola entre os dias 3 e 4 de junho
publicado: 20/06/2024 10h56, última modificação: 20/06/2024 10h56

Por Sâmia Cardeal, jornalista

No início deste mês, alunos do Campus Santana do Ipanema do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) participaram de uma atividade prática na Fazenda Escola, localizada a cerca de 3 km da sede do campus. Em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Arroz e Feijão, a ação realizada nos dias 3 e 4 de junho, teve como objetivo a implantação de unidades experimentais e demonstrativas com variedades de feijão, visando promover o desenvolvimento agrícola na região.

A Fazenda Escola do Ifal possui uma estrutura administrativa e uma área agrícola destinada à realização de aulas práticas, experimentos e dias de campo. A iniciativa visa encontrar alternativas de cultivo que possam beneficiar os produtores locais, alinhando-se a um dos principais objetivos da instituição: promover o desenvolvimento regional.

Sob a coordenação do pesquisador da Embrapa, Luís Cláudio de Faria, e dos servidores do Ifal, o professor Augusto Araújo e o engenheiro agrônomo André Araújo, os alunos acompanharam atividades como preparo do solo, regulagem de plantadeiras, adubação e plantio. Futuramente, eles também monitorarão ervas espontâneas, pragas, doenças e a colheita.

Durante a atividade prática na Fazenda Escola, foram realizadas implantação de Unidades Demonstrativas e de experimentos do programa de melhoramento genético do feijoeiro comum da Embrapa. Confira os detalhes abaixo.

Implantação de Unidades Demonstrativas:

Variedades de feijão comum: 5 cultivares do grupo carioca (BRS FC 104, BRS FC 310, BRS FC 409, BRS FC 414 e BRS FC 415), 1 cultivar do grupo mulatinho (BRS FS 307), 1 cultivar do grupo preto (BRS FP 403) e 1 linhagem com tolerância à seca (em fase de validação).
Cada cultivar foi semeada com a plantadeira ocupando uma área de 200 m², totalizando 1600 m² para as 8 cultivares.

Implantação de experimentos do programa de melhoramento genético do feijoeiro comum da Embrapa:

Foram realizados 4 experimentos de VCU (Valor de Cultivo e Uso): 1 VCU do grupo carioca de ciclo normal, 1 VCU do grupo carioca de ciclo precoce, 1 VCU do grupo preto e 1 VCU do grupo mulatinho. No total, foram testadas 57 linhagens nesses experimentos.

O diretor geral Campus Santana do Ipanema, professor Thales Pantaleão, destacou a importância dessa parceria: "A cooperação técnica entre Embrapa, Ifal e a Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema busca capacitar estudantes e agricultores, promovendo inovações na produção agrícola da região. A instalação dessas unidades demonstrativas reforça a importância de aprimorar o sistema produtivo local, contribuindo para um desenvolvimento sustentável e inovador no semiárido alagoano".