Notícias
Ifal Santana conquista prêmio no maior evento de marketing do Nordeste
Iniciativa pioneira promete revolucionar a agropecuária no semiárido
Estudantes posam pra fotos no primeiro dia de aula após à conquista no Trakto Show
Quem encontra Ingrid Pereira, Ericka Cristina e Rafael Prudente transitando pelas ruas dificilmente terá noção da importância do trabalho desenvolvido por esses jovens alunos do Ifal Campus Santana do Ipanema para o desenvolvimento da agropecuária local. À primeira vista, a expressão de leveza, típica da adolescência, não deixa transparecer a incrível responsabilidade que os alunos tiveram, ao desenvolverem o projeto "Efficient Water", que traz novas perspectivas para a melhor produtividade agrícola em regiões de clima semiárido.
A iniciativa inovadora foi apresentada na primeira edição do AVANT IF Agro, ocorrida em abril, no Campus Santana do Ipanema, quando o grupo de alunos conquistou o segundo lugar na categoria "tecnológica". Ali a ideia começava a sair do papel para despontar como uma ferramenta decisiva no mercado agro. Mentor da equipe na competição, o professor Fábio Sales, do Campus Santana da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), se juntou ao time para desenvolver o projeto, que com a conquista recebeu o convite para apresentação do pitch no Trakto mkt Show 2018, o maior encontro sobre empreendedorismo e marketing do Nordeste.
O projeto
Ela aparece nas fraldas descartáveis, nos produtos de higiene, nas esponjas cirúrgicas e até em alguns combustíveis: o poliacrilato de sódio, uma fórmula química superabsorvente, foi o pontapé inicial para a criação do projeto dos grupo de alunos do Campus Santana. Sabe aquela técnica científica que permite a superabsorvição das fraldas descartáveis dos bebês, que criam uma camada que impede a passagem do xixi? Ela vem da substância química em questão. O projeto "Efficient Water" propõe a criação de uma cápsula de poliacrilato de sódio, capaz de melhorar a perfomance da umidade do solo em regiões de clima semiárido, como a do sertão alagoano. O composto químico tem a capacidade de absorver água em uma proporção entre 200 a 300 vezes o valor de sua massa e não prejudica o desenvolvimento das plantas tampouco do solo. As cápsulas, nesse caso, retêm a água numa proporção gigantesca e a libera lentamente sobre o solo, garantindo a umidade essencial para o desenvolvimento das lavouras. O processo, além de eficiente, passa a ser simples, prático e barato.
A competição
Reconhecer iniciativas pioneiras, capazes de impactar a realidade das comunidades nos quais os alunos estão inseridos, era esse o objetivo do concurso "Boas ideias não tem idade", realizado dentro do Trakto Mkt Show 2018, evento que reuniu a nata do universo do marketing, vendas e empreendedorismo do país, em Maceió, capital do estado, entre 31 de maio e 02 de junho.
Responsável pela seleção das equipes que concorreram ao prêmio, todas elas vindas da rede pública de ensino, Tiago Silva, famoso pela mochila nas costas e a paixão pela educação que carrega no coração, falou à equipe da Gazetaweb sobre a dificuldade na seleção dos projetos: "Foi um processo de seleção difícil, pois cada ideia tem um significado importante e um valor intangível no que diz respeito ao impacto social, criatividade e inovação".
Ingrid, Rafael e Ericka concorreram com iniciativas de escolas dos municípios de Arapiraca e Messias, além de projeto do Ifal São Miguel dos Campos. O anúncio da ideia campeã aconteceu na última sexta-feira (31), no dia que abriu o evento. Após uma apresentação que chamou a atenção de grandes empresários do país, o "Efficient Water" desbancou os concorrentes e ficou com o primeiro lugar.
A conquista coroa a união dos cursos técnicos em Agropecuária e Administração, premiando a opção do Ifal Santana em diversificar sua oferta educacional na região. "É gratificante notar que a conquista dos alunos, que vem de cursos diferentes, sinaliza com a feliz escolha da equipe em incrementar nosso roll educacional com o Curso Técnico em Administração. Isso nos fortalece a seguir lutando pela implantação do curso superior e da verticalização do ensino", destacou Gilberto Gouveia Neto, Diretor do Campus.
Os estudantes receberam uma premiação de R$ 5 mil e uma passagem de ida à cidade de São Paulo, onde terão a oportunidade de conhecer empresas como Google e Facebook, agora em agosto. O dinheiro servirá para fortalecer o a ideia, que tem empolgado Ingrid Pereira: "Estamos ansiosos pela ida à São Paulo e pelo desenvolvimento do projeto. No evento já fomos procurados por grandes empresários que demonstram interesse em tirá-lo do papel e levá-lo ao mercado", destacou a aluna, ovacionada pelo público presente em sua apresentação.