Você está aqui: Página Inicial > Campus > Santana do Ipanema > Notícias > Ifal Internacional: Diretor do Campus Santana participa de missão técnica em Israel

Ao lado do Reitor do Ifal, Gilberto Neto participa da visita no país com maior capacidade de inovação do mundo

publicado: 08/11/2017 09h21, última modificação: 08/11/2017 09h39
Exibir carrossel de imagens Gilberto Neto, Diretor do Campus Santana, Sérgio Teixeira, Reitor do Ifal, e Anselmo Lúcio, Diretor do Campus Satuba, participam de missão técnica em Israel

Os números são surpreendentes e intrigam os estudiosos: como um país tão pequeno, de clima hostil e tão jovem consegue resultados tão importantes no setor do agronegócio em escala mundial? Estamos falando sobre Israel, que com apenas 69 anos de existência tornou-se uma grande potência mundial, detentora de tecnologias inovadoras, capazes de superar as grandes dificuldades em relação à qualidade de seus solos e ao baixo índice de chuvas. Hoje, o país que possui aproximadamente 20 mil km² (o que equivale aproximadamente ao estado de Sergipe) e pouco mais de 8 milhões de habitantes (menos que o estado do Ceará), detêm técnicas modernas de irrigação, capazes de produzir 95% de tudo que é consumido em solo israelense. Mais ainda: toda essa produção é feita com apenas 4% de mão de obra humana, o que revela a alta mecanização no país e produção altamente tecnológica.

Imagem 18

Para conhecer todo esse aparato tecnológico e a gestão do agronegócio e de recursos hídricos, gestores do Ifal, a convite do SEBRAE, participam de missão técnica internacional no país do Oriente Médio. Desde o dia 03, o Diretor do Campus Santana do Ipanema, Gilberto Gouveia Neto, acompanha as soluções inovadoras de irrigação, tecnologias limpas e técnicas agropecuárias, o que fortalece a gestão dos nossos cursos subsequente e integrado nessa área. Gilberto acompanha o Reitor do Ifal, Sérgio Teixeira Costa, e o Diretor do Campus Satuba, Anselmo Lúcio, que irão conhecer, entre outras empresas, o Instituto Volcani, centro de pesquisa agrícola do governo israelense, reconhecido mundialmente pelas linhas de pesquisas que fazem o país prosperar no agronegócio, mesmo diante das dificuldades em relação aos aspectos climáticos e de solo.

Além do conhecimento, a missão técnica visa firmar parcerias com diversas empresas do setor agropecuário e de gestão de águas, trazendo para o Brasil técnicas importantes no desenvolvimento do agronegócio. O legado da missão técnica é mesmo de bastante conhecimento; estima-se que Israel seja, atualmente, o 1º país do mundo no quesito capacidade de inovação, recebendo o olhar atento de toda a comunidade internacional para esse dado: hoje, a nação possui um PIB superior aos US$ 300 bilhões, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais elevado do Oriente Médio, além de vitórias constantes nos prêmios Nobel de Medicina e Física.

Ao longo dImagem 12os 5 primeiros dias de missão, nossos gestores puderam conhecer a NaanDanJain, que desenvolve, produz e comercializa produtos e serviços com avançada tecnologia, liderando a produção mundial de equipamentos e tecnologias na área de irrigação localizada. Na Netafim, conheceram soluções inteligentes para um futuro sustentável, na empresa líder mundial no quesito gestão de águas. Ainda conheceram a Tzu Farm e a Mekorot, a empresa de água estatal de Israel. Na Afimilk, viram de perto soluções globais de gerenciamento de fazendas de gado leiteiro. "Estabelecer parcerias para que possamos fazer convênios e com isso aumentar as possibilidades para nossos discentes é fator decisivo na oferta de uma educação de qualidade. A participação na missão nos coloca diante das tecnologias usadas na agricultura e nos leva a estudar de que forma elas podem ser utilizadas na nossa região", explica Gilberto Neto. A missão técnica internacional prossegue até o próximo dia 13.

Os gestores do Ifal desembarcaram em Israel no último dia 03