Você está aqui: Página Inicial > Campus > Santana do Ipanema > Notícias > Ideias dos Campi Santana do Ipanema e Arapiraca vencem terceira edição do Avant IF
conteúdo

Notícias

Ideias dos Campi Santana do Ipanema e Arapiraca vencem terceira edição do Avant IF

Maratona de 44 horas pelo universo do empreendedorismo premia iniciativas com poder mercadológico

publicado: 02/12/2018 17h27, última modificação: 02/12/2018 17h27
Exibir carrossel de imagens Confira as equipes campeãs na terceira edição da competição

Confira as equipes campeãs na terceira edição da competição

Chegou ao fim a terceira edição do Avant IF, a competição de empreendedorismo que seleciona ideias de negócios inovadores que apontam soluções para os problemas do nosso cotidiano, de forma coletiva e colaborativa, realizada neste final de semana, no Campus do Ifal em Santana do Ipanema, que sedia o evento desde a primeira realização em 2017.

No último dia da competição, as 24 equipes apresentaram suas iniciativas a uma banca de jurados, formada por empresários locais, que analisaram critérios como originalidade, relevância da proposta em relação ao desenvolvimento científico, contribuição para o avanço da área do conhecimento e qualidade da apresentação da ideia.


Ideias conquistam jurados


Equipe terceira colocada na categoria tradicional, do Campus BatalhaAs apresentações dos pitchs de três campi do Ifal agradaram aos jurados e conquistaram prêmios. Na categoria Tradicional, a ideia de produzir licores à base frutas regionais como caju, tamarindo, umbu e figo da índia, da equipe Armaria Licores, vai levar para o Campus Batalha o terceiro lugar. O desejo dos estudantes Vitória Silva, Rayane Nunes, Yasmim Melo, Daniele Lemos e Pedro Henrique Silva de explorar o potencial mercadológico do produto e suas característica benéficas à saúde, como fontes de vitaminas, sais minerais e compostos bioativos que atuam na prevenção de doenças, garantiu o reconhecimento do projeto.

Equipe segunda colocada na categoria tradicional, do Campus Santana do IpanemaAinda na categoria Tradicional, a segunda colocação vai ficar em casa.  É que a ideia de produzir uma farinha a partir da caroço de jaca, apresentada pelos estudantes Vitoria Silva, Isac Macêdo, Layara Abreu e Mayse Fagundes, do Campus Santana do Ipanema, ganhou a aprovação do time de jurados, ficando com o prêmio. A iniciativa pretender oferecer uma nova opção para as receitas de bolos, pães, barras de cereais, entre outras. A proposta é trabalhar com o conceito de aproveitamento integral dos alimentos, dando um novo destino a um item comumente descartado como lixo.


Equipe terceira colocada na categoria tecnológica, do Campus ArapiracaJá na categoria Tecnológica o terceiro lugar vai para o agreste alagoano. A equipe Smarth, composta pelos estudantes Vitória Lira, Humberto Tavares, Mateus Padilha, João Artur Oliveira e Guilherme Souza, do Campus Arapiraca, apresentou a ideia de criação de um relógio inteligente conectado a um aplicativo para auxiliar as pessoas a cuidarem da saúde. De modo geral, o relógio ajuda o usuário a controlar a alimentação e prevenir algumas doenças, fazendo diagnósticos automáticos.


Equipe segunda colocada na categoria tradicional, do Campus Santana do IpanemaNa mesma categoria, o segundo lugar ficou com a equipe Robô Maria Farinha, dos estudantes Jedson Viturino, Ana Clara Pontes, Everthon Gomes, Thomas Pinheiro e Marcelo Côrrea, do Campus Maceió, que impressionou os jurados usando a tecnologia a favor da sustentabilidade. A iniciativa propõe desenvolver uma solução tecnológica inovadora para o problema de limpeza de praias de forma sustentável, com a concepção de um robô autônomo que realize o serviço de limpeza de forma eficiente, permitindo ainda o monitoramento de dados ambientais como temperatura, velocidade e direção de vento.


No lugar mais alto do pódio


Equipe primeira colocada na categoria tradicional, do Campus Santana do IpanemaPara garantir o título de campeão da terceira edição do Avant IF 2018 as equipes precisaram caprichar nas propostas, garantindo sua aplicação real no cotidiano das pessoas e o poder mercadológico do produto apresentado às bancas de jurados. Transformar um item retirado da natureza em opção aos remédios químicos, comumente utilizados no tratamento de rebanhos bovinos, foi a ideia da equipe "Os Fitoterápicos". A turma apostou em fazer medicamentos capazes de curar o gado a partir de plantas medicinais, como o baba timão e o mastruz. A aposta deu resultado. Com ela, os estudantes Anaylla Oliveira, Mirelly Souza, Cellyny Gomes, Daniel Rocha e José Silva, garantiram o lugar mais alto do pódio na categoria Tradicional. A conquista fez o troféu de campeão ficar com os anfitriões do evento, já que os estudantes são do Campus Santana do Ipanema, sede da competição. O baixo custo da produção, o fácil acesso aos medicamentos e a aplicabilidade na vida dos produtores locais foram itens essenciais para que a equipe ficasse com o primeiro lugar.

Equipe primeira colocada na categoria tecnológica, do Campus ArapiracaO título de melhor ideia na categoria Tecnológica vai para a equipe DoApp, composta pelos estudantes Felipe Santos, Gabriel Santos e Micledson Lima, do Campus Arapiraca. A proposta é criar um software mobile e para desktop, facilitador de doações, que vai unir quem doa a quem recebe. A iniciativa pretende facilitar o caminho para que roupas, alimentos e outros produtos possam chegar às mãos de quem precisa! A ideia vai facilitar a vida de instituições de caridade, asilos, empresas e escolas, que poderão lançar campanhas de doações controlando-as na palma da mão. A proposta da equipe campeã vai facilitar a comunicação entre as instituições e a população, evitando que itens que normalmente iriam para o lixo façam a diferença na vida de quem precisa. O impacto social da iniciativa ganhou a atenção e as melhores notas dos jurados, garantindo o topo do pódio. 


Saldo positivo


Com o término do Avant IF 2018, a avaliação do evento é bastante positiva e uma nova edição já é projetada para 2019. É o que garante o Diretor do Campus Santana do Ipanema, Gilberto Gouveia Neto: "Nossa intenção é fortalecer eventos dessa magnitude, porque seus resultados tem aplicação prática na vida das pessoas. Uma das nossas missões maiores enquanto instituição educacional é com o compromisso social e com o desenvolvimento da região do semiárido", destacou o gestor, reeleito há três dias para um novo mandato de quatro anos à frente da instituição.

Ao todo, o evento movimentou mais de 250 pessoas nos últimos três dias, entre participantes, comissão organizadora, mentores, jurados e parceiros. Para chegar até a fase final, todas as equipes deixaram para trás concorrentes de peso, eliminados na primeira fase. No próximo ano tem mais Avant IF com sua marca de apoio à inovação e ao empreendedorismo. Confira a cobertura completa nas nossas redes sociais e assista ao resumo do encerramento da competição.